Nizan Guanaes. Foto: Divulgação.
A americana Omnicom fechou a aquisição do grupo ABC, de Nizan Guanaes, depois de cerca de seis meses de negociação. O negócio foi firmado em cerca de R$ 1 bilhão.
De acordo com uma fonte do jornal O Globo próxima às negociações, Nizan e seu sócio, João Augusto (Guga) Valente, devem seguir à frente da operação do grupo. Com ações listadas na Bolsa de Nova York, o Omnicom deve anunciar a aquisição ao mercado nesta segunda-feira, 23.
A transação é a maior do segmento de publicidade no Brasil. O Globo afirma que a aquisição do ABC é um passo estratégico para o Omnicon na tentativa de encostar nos dois maiores concorrentes globais - o grupo britânico WPP (dono das agências Young & Rubbican, JWT e Ogilvy ) e o francês Publicis (que controla a DPZ&T, Talent Marcel, Neogama e Leo Burnett).
No Brasil, além da DM9, o Omnicom é dono das agências Lew'LaraTBWA e da AmapBBDO.
As líderes Omnicom e Publicis chegaram a anunciar uma fusão no ano passado, em um negócio de US$ 35 bilhões que criaria a maior companhia do mundo, mas o processo não foi oficializado.