Vicente Goetten, diretor-executivo do TOTVS Labs. Foto: Divulgação.

O ano de 2019 será o ano de levar escala para a Carol, plataforma de dados e inteligência artificial da Totvs. Lançada há pouco mais de um ano, a tecnologia foi reforçada com novos recursos para aumentar sua presença em diferentes segmentos de mercado.

No lançamento da Carol, em 2017, os segmentos de varejo e educação foram apontados como os principais alvos da plataforma. Ao longo de 2018, novos projetos deram força para a tecnologia também nas áreas de saúde, agricultura e manufatura.

“Esses mercados apresentaram uma tração interessante e projetos com potencial de escala”, destaca Vicente Goetten, diretor-executivo do Totvs Labs.

Com os novos recursos inseridos na plataforma, a Carol é capaz de apresentar insights e previsibilidade para negócios, além de reconhecer objetos, ações, pessoas e emoções por meio de machine learning e deep learning

As novas evoluções da ferramenta são baseadas em habilidades de previsibilidade, recomendações, computer vision para identificação de pessoas e objetos e experiências conversacionais.

Com a habilidade de recomendação, empresas poderão utilizar a Carol para definir, em tempo real, campanhas e elasticidade de preços de produtos, identificar potenciais novos clientes e receber recomendações inteligentes sobre novos produtos e serviços para os clientes atuais.

Já com a capacidade de previsão, é possível prever os riscos de quebra de estoque, receber recomendações de manutenção para máquinas e acompanhar forecast da performance de vendas da empresa.

A plataforma Carol ganhou, ainda, a capacidade de reconhecer e identificar objetos, ações e pessoas, analisando inclusive seus traços e emoções. A tecnologia computer vision (visão computacional) tem grau de assertividade maior que 99%. 

“Um dos principais pontos para a evolução dessa tecnologia é que não é mais necessária a utilização de câmeras de alta resolução, além de toda a possibilidade de armazenamento de dados em nuvem. Com isso, o custo ficou mais acessível. As aplicações para o uso de reconhecimento facial são infinitas para todos os ramos e portes de negócios”, destaca Goetten. 

Um dos projetos que utiliza essa tecnologia foi feito para uma empresa do ramo do agronegócio descrita como a maior produtora de soja do mundo.

A companhia utiliza o recurso de visão computacional da Carol para um sistema de registro de presença dos funcionários. 

“Antes, a empresa levava diariamente os funcionários do campo para a sede em um ônibus com o objetivo de bater ponto. Com a Carol, o processo é feito com uma aplicação móvel e tecnologia de reconhecimento facial que funciona de forma offline, pois a conexão no campo é limitada”, relata Goetten.

Já uma grande operadora de planos de saúde do Brasil realizou um projeto que possibilita a aprovação de requisições médicas. Antes da utilização da Carol, cerca de 5 requisições eram classificadas por hora. Agora, a empresa é capaz de avaliar milhões de requisições no mesmo período, mantendo o alto nível de assertividade.

Hoje, a plataforma Carol está embarcada na Bemacash, solução para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos. 

“Queremos trazer para os microempresários o poder do machine learning de forma simples, como parte do fluxo de trabalho deles, possibilitando comprar melhor, precificar produtos de maneira mais adequada, para que eles possam conduzir ainda melhor os seus negócios”, explica Goetten.

Ao longo de 2019, o plano da Totvs é levar gradualmente inteligência e tecnologia “powered by Carol” para todos os sistemas da companhia.

A plataforma de inteligência artificial também pode ser usada direto do smartphone, possibilitando a automação do fluxo de trabalho por meio do recurso de voz. A aplicação permite que o cliente faça perguntas e receba insights de negócio a partir da conexão da plataforma de IA com as informações do ERP.

“É no ERP que estão todas as transações e dados, esses dados são os principais insumos para qualquer projeto de machine learning. A Carol possui conectores nativos com as soluções Totvs, e essa é a grande vantagem para os clientes, isso facilita e agiliza o tempo em que conseguimos colocar uma solução em operação”, finaliza Goetten.