Por que o Uber Eats deixou o Brasil? Foto: divulgação.
Por ter tido a oportunidade de ajudar na gestão e ganho de escala do iFood, muitos amigos têm me questionado sobre os motivos que levaram o Uber a encerrar o Uber Eats no Brasil, sua divisão de delivery de alimentos. Mas o que pode tê-los assustado a ponto de abandonarem o mercado para Rappi, iFood e alguns outros menores?
Em seu comunicado oficial, o Uber vai mudar sua estratégia para focar apenas em entregas de supermercados, lojas e pacotes last mile e o Uber Eats continuará funcionando apenas até 7 de março. O delivery tem um papel excepcional nessa pandemia, pois esse consumo é influenciado por fatores como a economia, acessibilidade e cultura, segundo a Dra. Rosa Garcia da USP. Pilares estes que foram completamente influenciados pela chegada do Coronavírus e agora outras "novas" doenças também.
Como especialista em inovação e startups no Brasil, digo que esse mercado de delivery não é nada fácil nem mesmo para os grandes. Quero mostrar alguns fatores que podem ter impactado nessa tomada de decisão:
UBER EATS CRESCEU, MAS DÁ PREJUÍZO
Apesar das vendas (GMV) e receita do Uber Eats quase triplicarem durante a pandemia, não cresceu tanto quanto a o "Uber Eats Asia", e também se mantém dando prejuízo, uma vez que a batalha acirrada pela fome do consumidor consome caminhões de dinheiro em marketing, desconto tanto para o consumidor quanto para o restaurante e incentivos financeiros para reter a preferência por entregas dos motofretistas.
De acordo com levantamentos da Measurable AI, em 2021, empresa que analisa Notas Fiscais Eletrônicas por meio de inteligência artificial gerando dados "mais oficiais", e ainda há uma hegemonia muito grande do iFood perante o UberEats e demais concorrentes como mostrado no gráfico a seguir:
Podemos observar que o iFood ainda retém cerca de 80% das NF eletrônicas no Brasil, enquanto o Uber Eats têm 10%. Por uma prática de parte das startups em não gerar lucro, todo o caixa livre pode ser reinvestido no crescimento por meio de cupons de descontos e marketing como mencionado anteriormente. E segundo o CFO do iFood, é uma escolha da empresa dar prejuízos nos balanços patrimoniais em busca de crescimento e fidelização do cliente.
Outro dado que confirma essa diferença de market share é o mapa de presença desses aplicativos em todo o Brasil: o Uber Eats tem visivelmente menos presença que o primeiro lugar.
FALTA DE CUSTOMIZAÇÃO E AUTONOMIA
Como a maioria das empresas globais, o Uber Eats possui governanças que precisam ser seguidas para facilitar a "ordem na casa". Já tive a oportunidade de contribuir com startups globais e pedir customização de plataformas e políticas era um verdadeiro parto. E customização é essencial para que uma plataforma ou startup se misture com a cultura e crenças locais para que fique mais atrativa aos parceiros e consumidores.
Essa falha não costuma ser uma falha da empresa, mas é importantíssima para uma expansão mais eficaz para outras culturas.