Telmo Costa.

O Grupo Meta tem mapeadas 100 empresas médias de varejo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como parte do plano de fazer decolar uma divisão de negócios focada em soluções SAP para varejo da empresa.

Os prospects monitorados se enquadram no que a Meta define como médio varejo, formado por redes com até 70 unidades.

A ideia da empresa é aproveitar a expertise já acumulada em grandes projetos para fechar implementações e contratos de sustentação de sistemas.

Junto com o ITS Group, a Meta está implantando o sistema de gestão da SAP no Grupo Herval, um dos maiores projetos em curso no mercado brasileiro, envolvendo 11 empresas e 20 linhas de negócios em uma implementação escalonada até 2017.

Além disso, a empresa tem contratos de sustentação em gigantes do ramo como Pão de Açúcar e Via Varejo e recentemente fez um upgrade de versão na Camicado.

“Esse é o um setor que opera com margens apertadas. Queremos fazer projetos que tenham impacto no negócio”, explica Telmo Costa, presidente da Meta.

A companhia, atuante também em consultoria e outsourcing de serviços de TI, é, cada vez mais, um player relevante no mercado SAP. 

Hoje, 300 dos 1,5 mil funcionários da companhia trabalham na linha de negócios SAP. Ela já é responsável por metade da receita. 

A meta da empresa é ser referência nacional nos mercados em que atua até 2017.

O crescimento nos últimos anos na área de SAP tem sido acompanhado de contratação de executivos experientes.

O último deles foi Guilherme Joventino, vindo da Formers, como diretor da sua nova unidade de Varejo.

No começo de 2014, a empresa contratou ainda o português Antonio Andrade, ex-diretor de ERPs da Indra, e o irlandês Brendan O'Brien, ex-SAP Irlanda, para os cargos de diretor de Serviços SAP e Arquiteto de Soluções SAP Sênior.

O Grupo Meta conta com escritórios incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.