Tamanho da fonte: -A+A

Em 2011, SOA (Arquitetura Orientada a Serviço) atingiu a maturidade. Segundo o Forrester Research, 84% das grandes empresas globais já usam o conceito de orientação a serviços como princípio básico para construção e integração de aplicações.

A Sensedia, empresa de soluções para governança SOA, começa 2012 com novos CEO e COO. No primeiro posto, assume Kleber Bacili, vindo da diretoria de Tecnologia da companhia.

Já o novo COO, Marcílio Oliveira, irá cuidar do recém criado Escritório de Inovação, divisão que reúne profissionais de diversas áreas com foco na oferta de serviços, soluções, planejamento estratégico e ações de P&D.

A Sensedia não revela seu faturamento, mas o novo CEO garante que vem crescendo a uma média de 46% ao ano desde 2007.

Para 2012, o plano é chegar aos 70%, com base em cloud computing, SaaS, IaaS e PaaS.

“O fato de sermos especialistas em governança SOA sustenta esse crescimento. É um expertise raro no mercado”, acredita Bacili. “As empresas estão percebendo que orientar sua arquitetura de TI baseada em serviços não é tendência, mas necessidade”, completa.

Em 2011, a Sensedia encerrou com expansão de 53% na receita em relação a 2010, além de engordar a carteira com novos clientes como Telefônica, Amil, Serasa Experian, EBX, Itaú BBA e TIM.

Neste ano, uma das maiores apostas de crescimento também é o Escritório de Inovação, que, segundo Oliveira, nasce do conceito de CIO 2.0.

“Estes CIOs precisam de uma arquitetura que consiga antecipar as mudanças, ajudando-os a ser proativos, fazendo parte integrante do planejamento estratégico da empresa e suportando crescimento e eficiência dela”, completa Bacili.

Já o novo COO destaca que a Sensedia é uma spin-off da Ci&T criada dentro da Unicamp, e, portanto nasceu da Inovação.

“A meta do Escritório de Inovação é romper as fronteiras da área de P&D, levar os objetivos de inovação para as pontas, capturar necessidades reais dos clientes e transformá-las em novas soluções”, reforça Oliveira.

No caminho da expansão, a Sensedia já vem desde 2011 anunciando novidades como a ampliação da base operacional do Rio de Janeiro, com foco em se aproximar dos clientes da região.

A empresa, que mantém outras bases em São Paulo e nos EUA, também projeta aumentar a equipe em 2012.

Além dos nomes já citados, a companhia atende também a clientes como Ipiranga, Editora Abril e Bradesco Seguros.