RS, SC e PR NA MIRA

Attitude: Digitale.XY2 e novos alvos

24/04/2013 17:17

Zabisky, Aguiar, Leite, Campelo, e Costa. Foto: Chrystian Leão.

Tamanho da fonte: -A+A

O Attitude-Digital, braço digital do Grupo Attitude que acaba de encerrar seu primeiro ano de atividades com receita líquida de R$11 milhões, anuncia a conclusão de sua primeira fase de estruturação, com a fusão da campinense Digitale.XY2, que tem faturamento estimado em R$ 5 milhões para 2013 (alta de 30% sobre 2012) e afirma ser o maior player de seu setor no interior paulista.

Além desta agência, a Attitude-Digital já integrou as paulistas Pixit, Tino Comunicação e Media Interactive, e, na segunda fase, mira ampliar o crescimento inorgânico com aquisições no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Boias e Bahia.

Outro plano da holding de comunicação digital é lançar um sistema de licenciamento e franquias, com a meta de formar “uma confederação de empreendedores" e aumentar a capilaridade das companhias associadas no atendimento aos clientes, conforme define o presidente da corporação, Maurício Costa.

Recém fusionada ao grupo, a Digitale.XY2 já é resultante de outra fusão, em janeiro deste ano, das paulistas Digitale e XY2, que formaram uma empresa de 40 colaboradores e mais de 30 clientes do porte de AstraZeneca, Colgate-Palmolive, CPFL, Outback e Anhanguera.

A fusão com o Attitude, de valor não revelado e estruturada com base em troca de ações, será consumada até junho próximo, ao final do processo de due diligence, e a agência de Campinas manterá seus atuais sócios, André Campelo, Flavio Aguiar e Samuel Leite, no comando.

“Trata-se de uma união de forças. Passamos a usufruir de sinergias de custo, como centro de serviços compartilhados: financeiro, contábil, jurídico, planejamento e RH, e de receita, com oportunidades nos mais de 580 clientes em 14 países do Attitude”, conta Leite.

Sinergia que já começou: uma das primeiras etapas do plano de integração entre as agências contempla a imediata oferta de serviços da Digitale.XY2 (planejamento, estratégia, monitoramento de redes sociais, design, mobile, e-commerce e interação) para 20 clientes selecionados do Attitude em São Paulo - interior e capital.

Assim como Pixit, Tino e Media Interactive, a agência já migrou sua equipe de atendimento da capital para o escritório de 1.400 m2 do Attitude na Chácara Santo Antonio.

“Seguiremos nos consolidando como uma powerhouse transnacional e independente de comunicação corporativa integrada (relações públicas, relações com investidores, public affairs e digital) e relacionamento com stakeholders, com expertise e foco em mercados de alto crescimento”, destaca Rodolfo Zabisky, CEO do grupo Attitude.

Já Maurício Costa alega que a agência de Campinas reforça o guarda-chuva da holding por estar sediada na região que concentra o segundo maior PIB do país e dispor e de uma equipe com “experiência no negócio, ótimo networking e grande capacidade de execução e antecipação de tendências”.

Além de presidente do Attitude-Digital, Costa é vice-presidente de Relações Internacionais da Abradi, diretor da Apadi e ex-CMO da AG2 Publicis Modem, agência formada em 2010, quando a gaúcha AG2 vendeu seu controle acionário para o Grupo Publicis, integrante da francesa Publicis Worldwide, gerando um negócio com operações em São Paulo, Porto Alegre e Pelotas.

De acordo com o executivo, a nova fase de expansão inorgânica do Attitude-Digital irá priorizar agências de segmentos como mobilidade, redes sociais, gamification e e-commerce.

Um mercado que ele avista com olhos de conhecedor, já que da cúpula da Abradi têm acesso a dados como estes, liberados em estudo recente da associação: as 3.094 agências digitais brasileiras faturaram R$2,2 bilhões em 2012, desconsiderando valores de compra de mídia, uma alta média de 50% sobre 2011.

Destas agências, grande parte atua fora do eixo Rio – São Paulo, aponta a mesma pesquisa.

Veja também

ABRADI APONTA
Agências digitais: R$ 2,2 bi em 2012

Segundo associação, faturamento das agências representa um aumento de 50% em relação a 2011.

MARKETING E WEB
Digitalks debate marketing digital em Florianópolis

O Digitalks, evento itinerante voltado às tendências do mercado de marketing digial, estará em Florianópolis junto com o Fórum de Marketing Digital 2012, na quinta-feira, 12 de abril, no centro de convenções CentroSul (Av. Gustavo Richard, 850).

O evento visa promover debates para o desenvolvimento dos mercados locais, melhorar o networking entre profissionais e empresas, além de contribuir para o aumento dos investimentos no setor de publicidade e marketing na internet.