Empreendedores da carioca Confiance Medical. Foto: Divulgação.

A Endeavor selecionou mais cinco empreendedores brasileiros para receber a chancela de “Empreendedores Endeavor”, durante um evento realizado em Florianópolis no começo do mês.

Foram escolhidos os empreendedores do Grupo RPH, do Rio Grande do Sul, da Toys Talk, de Minas Gerais, Confiance Medical, do Rio de Janeiro, da Welle, de Santa Catarina e da Star Think Uniforms, de São Paulo, selecionados para receber o apoio da instituição.

Realizado em Florianópolis, nos últimos dias 7 a 9 de abril, o evento recebeu 21 candidatos que foram entrevistados por mentores da rede Endeavor, incluindo investidores, executivos e especialistas.

Entre eles, o fundador do Buscapé Company, Romero Rodrigues, o criador da Redpoint, Anderson Thess, além de nomes internacionais, como a CEO do Grupo Cisneros, Adriana Cisneros, a EY IPO Markets Leader, Jackie Kelley e o o vice-presidente da Tata Consultancy Services, Gabriel Rozman fizeram parte da banca avaliadora.

Agora, os profissionais receberão o apoio da Endeavor com aconselhamento de uma rede de mentores e especialistas para alavancar o crescimento dos seus negócios.

O processo acontece continuamente e tem duração média de nove meses. Só no ano passado mais de três mil empresas foram avaliadas no Brasil, 300 foram entrevistadas e apenas 12 conseguiram a última aprovação.

Durante a seleção são considerados critérios como potencial de crescimento, tamanho do mercado, diferencial competitivo, e a capacidade de execução dos empreendedores.

A organização internacional sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo de alto impacto apoia atualmente 117 empreendedores à frente de 67 empresas, que empregam mais de 20 mil pessoas e faturam mais de 3.8 bilhões de reais.

Aproximadamente ¾ dessa receita foi conquistada após a seleção e apoio da Endeavor.

No Brasil, a Endeavor já apoia 72 empresas e 130 empreendedores, geradores de um faturamento de R$ 3,8 bilhões e crescimento médio anual de 40% a 50%.

No Rio Grande do Sul o grupo de empresários parceiros é composto por Ricardo Vontobel (Vonpar), Alfredo Fedrizzi (Escala) e Jorge Strassburger (Paquetá), entre outros. Na área de TI, participa Victor Knewitz, da Zenvia.

CONHEÇA OS SELECIONADOS

No total foram 21 empreendedores de todo o mundo. Dentre eles, está o Grupo RPH, no qual Rafael Madke participou da seleção. Situada na Tecnopuc, em Porto Alegre, Madke conta com três unidades de negócio, que oferecem produtos e serviços na área de radiofarmácia para serviços de medicina nuclear.

A empresa conta ainda com um escritório comercial em São Paulo, que atente a todas as regiões do Brasil. Ainda nesse ano, a empresa recebeu o Certificado de Boas Práticas para fabricação de Cold Kits.

Emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o certificado atestar que o grupo cumpre com todas as normas para fabricação, garantindo que os produtos produzidos por eles, sejam desenvolvidos com a máxima qualidade em processos seguros e rastreáveis.

De Minas Gerais, outro selecionado foi Marco Carvalho e Ivan Zorn da Toys Talk. O brasileiro e o venezuelano se conheceram na China ao atuar com negócios no oriente.

Focada na criação e comercialização de brinquedos de alta tecnologia, a empresa produz de brinquedos com comando de voz, RFID, realidade aumentada, reconhecimento por toque e rádio controle.

Outra empresa reconhecida foi a Confiance Medical, dos empreendedores Cristiano Brega, Guarany Guimarães, Fernando Magero e Bruno Braga. Criada em 2002 no Rio de Janeiro, os profissionais que atuavam na revenda e manutenção de equipamentos médicos

Hoje, a empresa produz, vende e aluga equipamentos de videolaparoscopia, oferecendo serviços de pós-venda diferenciados a preços competitivos.

Outros empreendedores reconhecidos pela organização foram os floripolitanos Gabriel Bottós e Rafael Bottós, criadores da Welle. Formados em engenharia, eles criaram o primeiro labotarório de processamento a laser, com objetivo de desenvolver soldas a laser.

Atualmente, a Welle manufatura máquinas e equipamentos a laser de maior precisão e  durabilidade para marcação, gravação, micro usinagem, limpeza e soldagem.

Ela atende a indústria metalmecânica, automobilística, de linha branca, naval, e empresas na área de petróleo, joias, ou que trabalham com polímeros, como tecidos e metais em geral.

O quinto selecionado foi Sergio Bertucci e Milena Satyro Bertucci da Star Think Uniforms de Sâo Paulo. A Star atua em três principais segmentos: uniformes de linha de frente para o varejo, uniformes médicos e uniformes promocionais para campanhas no PDV.

Todos os produtos são confeccionados usando tecidos diferenciados e padrões de costura, tingimento e estampas da indústria de moda.