Evento ocorre na Fiergs. Foto: flickr.com/photos/vsmak

A Série dos Campeões da Liga Brasileira de League of Legends vai ocorrer no próximo sábado e domingo, 26 e 27, na Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 - Sarandi) em Porto Alegre.

O evento, que geralmente ocorre em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, terá uma edição especial na capital gaúcha. 

Por aqui, estarão as equipes CNB E-Sports Club, KaBuM!, KeyD Stars, PaiN Gaming, Team AWP e Team United que disputarão a Liga Brasileira da Série dos Campeões.

Além disso, o Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, será o palco da final brasileira do Circuito Brasileiro de 2014 (CBLoL) do game, no segundo semestre de 2014. 

A  escolha do ginásio que fica ao lado do estádio do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014, é uma tentativa de fortalecer o esporte eletrônico no Brasil, já que o local é palco de diversos eventos esportivos importantes como vôlei, basquete e futsal.

Os ciberatletas de "League of Legends" já podem começar a se preparar para as competições, uma vez que a Riot Games já tem todo o calendário de 2014 traçado. Já neste sábado (12) começa as etapas online da competição "Liga Brasileira - Série dos Campeões", que dará um total de R$ 100 mil em prêmios. O time vencedor irá receber R$ 45 mil.

A Riot Games, fabricante do jogo, não divulga números exclusivos de Brasil, apenas mundiais. De acordo com a empresa, são 27 milhões de jogadores ativos diários e 67 milhões de jogadores ativos mensais.

Simultaneamente, 7,5 milhões de pessoas estão jogando League of Legends e todos os meses mais de 1 bilhão de horas de jogo de partidas são registradas.

Na final mundial realizada no ginásio Staples Center, na cidade de Los Angeles (EUA) - casa dos Los Angeles Lakers, time de basquete da NBA -, mais de 30 milhões de pessoas assistiram as disputas pela internet, com um pico de audiência de 8,7 milhões de espectadores.

A título de comparação, a final do último Big Brother Brasil contabilizou 23 pontos de audiência, segundo dados preliminares do Ibope. Para o intituto, cada ponto corresponde a 65.201 domicílios. Estimando três pessoas assintindo em cada casa, estaríamos falando de um público de quase 5 milhões de pessoas.

A audiência semanal das transmissões das partidas de "League of Legends" são assistidas por 7 milhões de pessoas que ficam, em média, mais de 70 minutos assistindo aos jogos.