O Yahoo! anuncia o lançamento de um nova ferramenta de buscas baseada em imagens chamada Axis.

Trata-se de uma ferramenta que funciona por meio de um app em dispositivos com o iOS (iPhone e iPad) ou de um plug-in integrado ao navegador no caso de computadores e laptops.

Com o sistema, o Yahoo! aposta na “busca visual”. Ou seja, a ferramenta exibe miniaturas das páginas de destino sem a necessidade de acessá-la ou de sobrepor o mouse sobre o link.

Nos computadores, após instalado, o Axis opera como uma barra de ferramentas localizada na base da página. Ao fazer uma busca, os resultados não são exibidos na tradicional forma de cascata, mas lado a lado, inseridos dentro da barra.

A ferramenta também oferece uma página personalizada, com as funções de favoritos, bookmark e artigos para serem lidos depois.

O serviço permite também o compartilhamento direto dos resultados em redes sociais como o Twitter e o Pinterest.

Hoje, segundo o site StatCounter, que analisa o mercado de buscas na internet, o Google tem 91,7% do share, seguido por Bing (da Microsoft), com 3,5%, e pelo próprio Yahoo!, com 3,36%.

Lançado em 1998, o Google é, há alguns anos, o campeão de buscas da internet, sem chance para as promessas – entre elas o Wolphran Alpha, focado na pesquisa semântica, que não conseguiu emplacar.

O Bing, apesar de ter a força da Microsoft e do crescimento expressivo nos primeiros meses de lançamento, ainda tem uma fatia minoritária na área de buscas.

Na verdade, o site que hoje mais ameaçam o Google é o Facebook, que já bateu o buscador em acessos em países como o Brasil.