GOOGLE

Copa do Mundo: Doodles made in Brazil

24/06/2014 10:10

Esta é a primeira vez que os doodlers trabalham fora do seu escritório, na Califórnia.

Responsáveis pelos doodles visitaram o Maracanã. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Copa do Mundo trouxe os criadores dos famosos doodles do Google para o Brasil. A série de animações criadas para os dias de jogos estão sendo produzidas no país.

Esta é a primeira vez que os profissionais trabalham fora do seu escritório, na Califórnia, e em tempo real.

Ryan Germick, Matthew Cruickshank, Leon Hong e Sophie Diao se revezam durante os sete dias de trabalho por semana, segundo informações do Meio&Mensagem.

Segundo Germick, o maior desafio é o tempo. 

Normalmente, os profissionais têm de três a seis meses para planejar os doodles. Para a Copa, esse tempo foi reduzido à média de duas a seis horas. 

Para auxiliar nesse processo, a sede do Google no Brasil instalou um laboratório feito especialmente para os doodlers. A sala é toda decorada com o tema do evento.

Segundo a Exame, o espaço conta com cartazes de seleções da Copa do Mundo, um par de chuteiras, outro de luvas de goleiro, uma camisa da seleção brasileira enquadrada, um troféu, livros, discos de vinil, uma vitrola retrô, bandeiras de diversos países, desenhos feitos por eles durante as viagens pelo Brasil e uma janelona com vista para a Faria Lima.

Três televisões na parede mostram tudo que for relacionado à Copa do Mundo. Uma passa os jogos ao vivo, outra mostra imagens publicadas em redes sociais por pessoas influentes (como jogadores de futebol) e a última exibe os assuntos em alta na internet em tempo real. Tudo isso para que eles não percam um momento que possa dar uma centelha de criatividade.

Os métodos de trabalho variam entre cada um. Entre esboços no papel ou em programas de computador como Illustrator ou Photoshop, os designers buscam ideias em podcasts de futebol ou mesmo música brasileira. “Conheci Tim Maia e gostei muito”, conta Germick, líder da equipe. Na pilha de discos de vinil da equipe ainda estão nomes como Chico Buarque e Jorgen Ben.

Germick afirma que ele e os colegas enfrentam novos desafios diariamente com o novo projeto, mas que estão muito animados com essa experiência única de ter contato direto com os torcedores. 

Depois de assistir aos jogos, conhecer São Paulo e Rio de Janeiro, e acompanhar os assuntos mais comentados nas redes, eles utilizam toda sua inspiração para criar o que Germick chama de “pequeno presente aos usuários, uma forma divertida de a empresa agradecer as pessoas por utilizarem o Google”.

Os trabalhos da Copa podem ser vistos na página de doodles.

Veja também

LEGADO
PoA App para turistas durante a Copa

O desenvolvimento foi feito pela Queen Mob, que venceu a concorrência organizada pela prefeitura.

VAI TER COPA
Figurinhas são hit de buscas

É o que aponta um levantamento da Hitwise, ferramenta líder de inteligência em marketing digital da Serasa Experian.

COPA DO MUNDO
McDonald’s: jogo com realidade aumentada

O app transforma o pacote de batatas fritas em traves de um campo de futebol.

SATÉLITE
Google compra Skybox por US$ 500 mi

A empresa registra e fornece acesso a imagens e vídeos em alta definição.

ULTRA HD
SporTV e Oi: Copa em 4K

O primeiro jogo a ser transmitido será no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
Google compra startup de anúncios em vídeo

A tecnologia da mDialog será integrada no negócio de publicidade digital DoubleClick do Google. 

FUTEBOL
TCS: app para postagens da Copa

Com o uso de algoritmos, o TCS SocialSoccer anexa análise em tempo real de todos os jogos.

AQUISIÇÃO
Google: Dropcam por US$ 555 mi

A Dropcam é rotineiramente a câmera de segurança mais vendida na Amazon.