Alan Atkinson. Foto: divulgação.

A Nutanix, fornecedora de soluções de infraestrutura para datacenter de próxima geração, anunciou nesta terça-feira, 24, que assinou um fabricação (OEM, na sigla em inglês) com a Dell, para uma nova família de appliances de infraestrutura convergente com tecnologia Web-Scale.

A nova série de appliances convergentes Web-Scale terá o nome de Dell XC Series, que contará com software Nutanix rodando em servidores Dell PowerEdge e estará disponível em diferentes modelos para atender diferentes faixas de preço.

A combinação de software da Nutanix rodando em servidores da Dell servirá para compor uma plataforma flexível para simplificar data centers. O acordo também inclui vendas conjuntas, marketing, suporte, serviços e investimentos, bem como o alinhamento de lançamento de produtos.

O plano é atender demandas de uso empresarial e de usuários finais individuais, com infraestrutura de desktop virtual (VDI), aplicações de negócios virtuais, soluções de Big Data e muito mais.

A série Dell XC Series terá disponibilidade no quarto trimestre deste ano e será vendida pelas equipes comercias da Dell e parceiros de canal em todo o mundo.

Segundo Alan Atkinson, vice-presidente e gerente geral de Armazenamento da Dell, a combinação das tecnologias das duas companhias será importante para o posicionamento das companhias no mercado de infraestruturas convergentes.

"A Nutanix é uma líder reconhecida no mercado de infraestrutura convergente com uma oferta orientada a software que se vai ao encontro dos esforços da Dell para redefinir a economia de datacenter e simplificá-la para os nossos clientes", diz o executivo.