FIM

John McAfee morre na prisão

24/06/2021 04:31

Advogado afirma que foi suicídio. Fundador estava preso na Espanha.

McAfee, durante uma aparição pública em 2016. Foto: Gage Skidmore.

Tamanho da fonte: -A+A

John McAfee, fundador da gigante de segurança com o mesmo nome, foi encontrado morto na sua cela em uma prisão em Barcelona nesta quarta-feira, 23.

O advogado de McAfee disse à Reuters que o empresário de 75 anos se suicidiou por enforcamento. A polícia espanhola disse que ainda está investigando o caso. 

A morte aconteceu horas depois da justiça espanhola aprovar a extradição de McAfee para os Estados Unidos, onde ele enfrentava acusações de sonegação de impostos e outras violações associadas com negócios com criptomoedas. 

O empresário estava preso no país desde outubro de 2020. Nos Estados Unidos ele poderia ser condenado a até 30 anos de prisão.

McAfee fundou a McAfee, que se tornou um dos software antivírus mais populares do mundo, ainda em 1984, deixando a empresa em 1994, dois anos antes dela abrir capital, o que lhe rendeu uma fortuna.

Em 2011, ela foi comprada pela Intel, virando parte da divisão de segurança da gigante de chips. Em 2016, a Intel fechou um acordo com um fundo para criar a McAfee novamente como uma empresa independente.

McAfee chegou a ter uma fortuna pessoal de US$ 100 milhões em 2007 (cuja maior parte desapareceu na crise econômica dos anos seguintes) e fundou algumas empresas depois de sua saída do seu negócio mais famoso.

Nenhuma delas deu certo e McAfee se tornou conhecido pela sua caótica vida pessoal, principalmente nos anos em que morou em Belize e que culminaram em uma acusação de assassinato de um vizinho.

Ainda em 2019, o próprio McAfee disse que não tinha declarado impostos em oito anos. Para evitar cair nas garras do fisco americano, o empresário estava vivendo num iate em Havana.

Com o tempo, McAfee se tornou um problema para a empresa que leva o seu nome, como na ocasião em 2013 na qual fez um vídeo escandaloso publicado no YouTube com o título "Como desinstalar o antivírus da McAfee".

Veja também

LABORATÓRIO
Ataque no Grupo Fleury foi de ransomware

Segundo o jornal Valor Econômico, os invasores usaram uma tática conhecida como movimento lateral.

DADOS
Itaú leva multa de R$ 9,6 mi por privacidade

Ministério da Justiça encontrou problemas na operação de consignado do banco.

GOLPE
Pix é usado em possível esquema de pirâmide

Vídeos divulgando os chamados “grupos de Pix” viralizaram no TikTok.

TRABALHISTA
Cade investiga formação de cartel entre RHs

Empresas teriam trocado informações sensíveis, como remunerações e reajustes salariais.

DESPEDIDA
Falece Mandic, ícone da Internet brasileira

Empreendedor era uma figura relevante no mercado digital desde os anos 90.

ROTINA
O lado B do Home Office

No meu tempo de isolamento, percebi que estamos perdendo algo trabalhando em casa.