Foto: flickr.com/photos/jeffbelmonte

Tamanho da fonte: -A+A

O Finep lança, em agosto, um pacote de R$ 400 milhões – primeiro de uma série que totalizará R$ 1,2 bilhão até 2014 – voltado para pequenas e médias empresas.

Além de chamada por edital, a financiadora vai disponibilizar verba para projetos já apoiados por outra linha de crédito da instituição – uma junção da subvenção econômica, que são recursos não reembolsáveis, com a oferta de créditos reembolsáveis.

Também serão oferecidos recursos por meio de parcerias com as fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e governos estaduais.

A Finep vai repassar verbas para os parceiros que ficarão responsáveis pela organização e seleção dos projetos de acordo com a demanda regional.

Até o fim deste mês serão abertos editais para vagas no Programa Ciência Sem Fronteiras em pelo menos oito países. Inicialmente, serão oferecidas vagas para: Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Agosto também marca o início da atuação da Finep como instituição financeira, a partir da criação de uma gestora de fundos dentro da Financiadora.

A meta é permitir à financiadora novas formas de captação de recursos, ao contrário do que ocorre hoje, com todos os recursos (exceto os oriundos do FNDCT) vindos do tesouro nacional.