Federação das Indústrias do Estado de São Paulo mantém as editoras Sesi e Senai. Foto: Divulgação.

As editoras Sesi e Senai, ambas mantidas pelas indústrias do estado de São Paulo, adotaram plataforma digitais da Yacows

A ferramenta Nossos Autores permite que autores autopubliquem seus livros gratuitamente e os comercializem nas versões digital e impressa sob demanda. Já o Sesi Play é uma plataforma em que serão disponibilizados todos os conteúdos audiovisuais do Sesi via streaming.

Segundo as editoras, os projetos irão ampliar o acesso integral aos materiais produzidos por elas, além de promover a democratização de conteúdo editorial técnico e literário, fornecendo uma plataforma de autopublicação para que escritores comercializem suas obras.

“As editoras estão atentas ao mercado digital, que ganha mais amplitude a cada dia. Todos os livros impressos já estão disponíveis no e-commerce, mas essas iniciativas vão promover uma nova forma de interação do público com os diversos conteúdos”, afirma o diretor regional do SENAI-SP e superintendente do SESI-SP, Walter Vicioni Gonçalves.

A plataforma de autopublicação Nossos Autores permite que autores publiquem seus trabalhos gratuitamente, nos formatos digital e impresso sob demanda. Por ela, o autor faz o upload do arquivo em PDF e o sistema gera uma capa padrão. 

O valor dos direitos autorais é acertado no ato do cadastramento da obra no sistema e, a cada exemplar vendido, é feita uma transferência para a conta corrente do autor.

No caso de vendas de livros impressos, feitas exclusivamente pela plataforma, o volume é impresso sob demanda e entregue ao consumidor. Os livros no formato digital são oferecidos nas lojas Kobo, iTunes e Google Play.

A página SesiPlay reunirá o conteúdo em vídeo do SESI para streaming. Os interessados pagam pelo acesso do conteúdo on demand e assistem online. Em breve,o site também reunirá os e-books das editoras para venda, com todo o catálogo disponível em formato digital. 

“Além disso, os livros infantojuvenis estão sendo adaptados para gadgets da Apple e para dispositivos com sistema operacional Android. A novidade consiste em livros animados, com narração e interatividade, produtos culturais alinhados com a nova geração de leitores”, informa Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe das editoras.

A Yacows é uma empresa que oferece ferramentas de AD Server, e-learning, publicação de conteúdo e de venda e gerenciamento de assinaturas. Entre os clientes da companhia estão as revistas Rolling Stone, Istoé, Caras Online, entre outras.