Carolina Bastos, vice-presidente de Ecossistemas e Canais da SAP Brasil.

A SAP acaba de lançar um programa de formação profissional com o objetivo de capacitar até 4 mil profissionais em tecnologias estratégicas da SAP até o final de 2023.

O orçamento do chamado SAP Learning for Employment é de R$ 7 milhões.

A ideia é formar estudantes de graduação, ensino médio profissionalizante e superior para atuarem em empresas do ecossistema da SAP, incluindo parceiros e clientes.

A SAP vai bancar provas de certificação para os alunos que concluírem os cursos com êxito, o que aumenta bastante as chances de empregabilidade.

A iniciativa deve funcionar por meio de parcerias, sendo a primeira delas com programa Minha Chance, operado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e o Centro Paula Souza.

Neste caso, serão oferecidas 350 vagas, sob a coordenação do Centro Paula Souza, com aulas online para alunos a partir do 4º semestre dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão Empresarial; Gestão de Produção Industrial; Gestão Comercial; Logística e Comércio Exterior de 12 unidades da Fatec em cidades do estado de São Paulo.

O foco será o SAP Business One, software de gestão para pequenas e médias empresas da multinacional alemã.

A escolha do conteúdo para esta primeira parceria levou em consideração a alta demanda por consultores certificados e usuários especializados em Business One. 

“Acreditamos que oferecer a opção de uma promissora carreira em tecnologia trará grandes oportunidades a estes jovens não só pelo potencial de desenvolvimento, mas no impacto positivo no seu entorno também. Existem estudos que indicam que a demanda por mão de obra qualificada só tende a crescer nos próximos anos e que haverá escassez”, destaca Carolina Bastos, vice-presidente de Ecossistemas e Canais da SAP Brasil.  

Para o ano que vem, estão previstos novos conteúdos como  SAP Cloud Platform, focado em desenvolvimento e integração, que contempla tecnologias emergentes como Internet das Coisas (IoT), e o SAP S/4 Hana.

O CURSO DE B1

O Centro Paula Souza criou um curso com duração de 140 horas, que inclui 80 horas de conteúdo online da SAP em português, supervisionado pelos professores da instituição. 

O curso “Suporte Básico em Sistemas de Gestão Empresarial” vai oferecer uma formação completa, que inclui um módulo de 20 horas de introdução aos conceitos básicos e utilização da plataforma; outro, de 80 horas, dedicado às atividades funcionais, de suporte e gerenciamento sob o ponto de vista de usuário e de TI. 

Já o terceiro módulo, de 40 horas, encerra ao preparar os alunos para identificar necessidades ou problemas, definir um projeto e suas hipóteses de desenvolvimento e apresentação de propostas para adoção da solução.