Representantes do MIDI recebem prêmio da Anprotec. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Empresas e instituições do Sul foram destaques no 16ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, com o apoio do Sebrae.

O MIDI Tecnológico, de Florianópolis, foi eleito a “Melhor incubadora de empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial (DLS)”. É a segunda vez que a instituição, fundada em 1998, recebe a premiação. A primeira foi em 2008.

Na categoria “Melhor Empresa Incubada”, a SBPA Simulators, incubada na Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos (Unitec), de São Leopoldo, garantiu o primeiro lugar.

Criado em 2008, o empreendimento atua na indústria aeronáutica, no desenvolvimento de soluções e modernização para o ensino e treinamento aeronáutico no Brasil.

Em segundo e terceiro lugar, nessa categoria, ficaram as empresas Nanovetores e ChipUS Microeletrônica, respectivamente – ambas são de Florianópolis.

A incubadora da COPPE/UFRJ foi duplamente premiada. A instituição carioca, criada em 1994, ficou em primeiro lugar na categoria “Melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias”.

Além disso, uma das empresas egressas da mesma incubadora, a Ambidados, recebeu o prêmio de “Melhor Empresa Graduada”.

O empreendimento atua na prestação de serviços de consultoria na área de instrumentação oceanográfica e análise de dados oceânicos, tendo como principal cliente a Petrobras.

Ainda na categoria “Melhor empresa graduada”, as empresas Bioclone, de Eusébio, no Ceará, e Pandorga Tecnologia, de Porto Alegre, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A Supera, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ribeirão Preto (SP), foi a vencedora na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador (CEI)”, em que concorreu com o projeto Supera Educa, que tem foco na disseminação da cultura empreendedora entre alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior do município.

Ao todo, o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2012 recebeu 62 inscrições. A categoria mais concorrida foi a de “Melhor empresa incubada”, com 20 candidatos.

Os vencedores ganharam troféus, passagens para participar de viagem de estudos ou negócios e prêmio em dinheiro – que varia de R$ 5mil a R$ 15 mil, dependendo da categoria.