O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) implantou a suíte do System Center. Foto: Antonio Carreta/TJSP.

A Brasoftware finalizou a implementação da suíte completa da solução System Center no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O projeto impactou 50 mil usuários internos, além de milhares externos.

Segundo a Brasoftware, esta é a maior implementação da suíte System Center 2012 R2 no Brasil.

Apesar da demanda inicial do TJSP ser apenas a atualização do System Center 2007 para a versão 2012, com a evolução do projeto foi levantada a necessidade de implementação de toda a suíte, que contém sete produtos. 

Com a implantação, o sistema possibilita diversas outras ações, além do monitoramento do ambiente, como controle dos processos automatizados, aplicações que permitem aperfeiçoar o gerenciamento e controle do ambiente TI.

A Brasoftware foi selecionada para desenvolver o projeto a partir do edital de licitação lançado pelo TJSP, que buscava uma empresa certificada pela Microsoft e com projetos já executados com o System Center. 

Além do licenciamento da solução, a Brasoftware realizou a implantação, os treinamentos internos e o gerenciamento do projeto, que durou cerca de 12 meses.

Com a suíte completa do System Center instalada, a área de TI do tribunal agora conta com soluções de backup e uma ferramenta para abertura de chamado e gestão de mudanças. As novas soluções instaladas são integradas com outros produtos da Microsoft já presentes entre os ativos de software do tribunal.

“Com a ferramenta funcionando perfeitamente e com diversos novos recursos disponíveis, conseguimos solucionar os chamados mais rapidamente ou, até mesmo, evitar ocorrências de indisponibilidades com uma monitoração pró-ativa”, afirma Edivaldo Sartor, coordenador de TI do TJSP.

Entre as diversas atividades realizadas pela Brasoftware, estão a criação de um relatório de consumo de energia dos prédios do tribunal, além de um dashboard e relatório da experiência do usuário final da principal aplicação do tribunal. 

Ainda, a implantação da monitoração da infraestrutura de servidores, aplicações, banco de dados, storage, hosts do ambiente virtualizado, serviços, equipamentos de rede, URL, solução atualizada de antivírus, entre outros componentes.

Por fim, foi realizada a criação de um dashboard com o mapa do estado de São Paulo mostrando a disponibilidade do ambiente por circunscrição jurídica.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix,  ArcServe, Corel, entre outras.

A Brasoftware possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, além de gerentes regionais presentes em outras 15 capitais do país. A companhia encerrou 2014 com faturamento de R$ 810 milhões. O valor representa uma alta de 39% em relação a 2013.