Daniel Sgambatti, CEO da Kludo. Foto: Divulgação.

A operação brasileira da Sanofi, multinacional farmacêutica francesa, aposta na criação de um ambiente virtual, com cenários 3D e abordagens diversificadas para os diferentes público, para treinar e atualizar sua força de vendas. 

Desde janeiro de 2019, a empresa inseriu a gamificação nos processos de desenvolvimento dos representantes de vendas com apoio da Kludo.

Denominada “Training Lab”, a plataforma é uma iniciativa da área de treinamento e desenvolvimento (T&D) da força de vendas da Sanofi. A solução foi customizada pela Kludo, startup fundada em 2016.

Com o projeto, os colaboradores acessam a plataforma online (iOS e Android), personalizam seu avatar e realizam os treinamentos nos ambientes que simulam farmácias e consultórios médicos. 

Eles encontram virtualmente desafios que aparecem no dia a dia e desenvolvem habilidades como técnicas de abordagem conforme os públicos (time, produto e cliente), estratégia de produto, lançamentos, trade shopper, merchandising, entre outros. 

A metodologia de aprendizagem adotada é a andragogia, específica para adultos.

“Com a adoção desta nova ferramenta, garantimos um treinamento mais dinâmico e assertivo para os nossos times, que tem atuação em todo o Brasil”, explica Ricardo Malaquias, diretor de excelência comercial da Sanofi. 

A plataforma é acessada atualmente por 80% dos representantes de venda, que visualizam 100% dos conteúdos disponibilizados. A taxa de acerto nos testes é de 90%. 

O sistema permite que os gestores acompanhem o desempenho de cada colaborador.

“Competir pela atenção do colaborador contra Instagram, Whatsapp e outras redes sociais fica cada dia mais difícil. A Kludo chega para ajudar as empresas a melhorar a experiência proporcionada aos seus públicos”, explica Daniel Sgambatti, CEO da Kludo.

Criada em 2016, a Kludo é uma startup especializada em gamificação. Antes de fundar a empresa, Sgambatti foi sócio e diretor de novos negócios da Daquiprafora, consultoria educacional voltada para processos internacionais. Ele ainda foi gerente comercial e de novos negócios da Vale, onde atuou entre 2002 e 2008.

A empresa também conta com Ulisses Dantas como sócio. Ele já atuou como desenvolvedor de jogos na Odin Game Studio e programador na Interativa.

No Brasil, a Sanofi tem presença em todas as unidades da federação e soma 4,1 mil colaboradores. Com plantas industriais em Campinas e Suzano, o país conta com a maior plataforma industrial da Sanofi fora da Europa.