Agropan vai de ERP Senior. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cooperativa Agrícola Tupanciretã (Agropan), companhia com uma área de atuação em 15 municípios e 19 unidades de negócios no Rio Grande do Sul. adotou soluções de gestão da Senior para otimizar suas operações.

Em um investimento de R$ 1 milhão, a empresa implantou as soluções Gestão Empresarial (ERP) e dos módulos de folha, ponto e benefícios da solução Gestão de Pessoas, contemplando as ferramentas de análise de impacto eSocial e o módulo de documentos eletrônicos eSocial.

Além disso, a projeto prevê a implantação da solução Business Intelligence para consolidar os dados gerenciais em visualizações personalizadas.

Segundo a cooperativa, a mudança facilitará o planejamento e a melhor alocação de recursos, permitindo o controle diário dos indicadores do negócio através de informações que auxiliam a atingir os objetivos estratégicos.

"A confiança depositada pelo cliente no escopo do projeto foi primordial para que pudéssemos atender às necessidades da cooperativa", diz o coordenador da filial portoalegrense da Senior, Roberto Rossoni.

Segundo Oneide Plautz, gerente de projetos da Agropan, a implantação teve o objetivo de trazer mais autonomia na gestão para contribuir com o desenvolvimento regional sustentado pela qualidade e tecnologia dos produtos da companhia.

"Os sistemas de gestão empresarial atuam em toda a cadeia produtiva, agrupando informações, eliminando a redundância e otimizando os processos. Um sistema eficiente é capaz de sinalizar com precisão o saldo em estoque de matérias-primas, permitindo que haja a emissão de ordens de compra tão logo se observe que os níveis de estoque são insuficientes para a produção", explica Plautz.

Conforme divulgado pela Agropan, o segmento de agronegócio teve um aumento de 7% em 2013, maior índice de crescimento desde 1996. Com este avanço, a empresa investiu também na melhoria e controle dos processos produtivos e de avaliação de desempenho.

"Sabemos que é preciso buscar a eficiência operacional e a automação dos processos como diferencial competitivo", conclui Oneide Plautz.

Diversas cooperativas agrícolas mostraram recentemente que estão de acordo com o pensamento de Plautz, adquirindo soluções de gestão para otimizarem seus processos. A Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa), localizada na cidade mineira de Patrocínio, adquiriu no início do ano um pacote de aplicações da SAP para aprimorar a gestão do negócio e dos processos.

Outra foi a Cotrisel, cooperativa agropecuária com sede em São Sepé, no Rio Grande do Sul, que adotou em agosto o ERP Gescooper, da chapecoense Infogen. A paranaense Coamo Agroindustrial, maior cooperativa agrícola da América Latina, com unidades localizadas no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, reformulou a sua gestão orçamentária com a implantação da solução TM1, da IBM.