Tom de voz dos clientes pode ser avaliado com positivo, neutro ou negativo. Foto: Pixabay.

A Microsoft anunciou que o Text Analytics, serviço de análise de texto da plataforma Azure que possibilita a análise de sentimento, agora está disponível no idioma português brasileiro.

Baseado em inteligência artificial, o recurso é utilizado por companhias e organizações de diferentes setores no desenvolvimento de soluções voltadas ao atendimento ao consumidor. 

Ele faz parte dos Serviços Cognitivos da Azure e pode ser utilizado para qualquer entrada de texto ou áudio em combinação com a ferramenta Azure Speech-to-Text para identificar o tom dos clientes em relação à marca.

Por meio do Processamento de Linguagem Natural (NPL, na sigla em inglês), a solução permite identificar a linguagem utilizada, palavras-chave, companhia mencionada, opiniões dos clientes com relação a ela e sentimentos deles no momento do atendimento ou postagens nos canais da marca.

Quando o texto é avaliado, retorna a pontuação de confiança entre 0 e 1 para sentimentos positivos, neutros e negativos.

Estes resultados podem ser exibidos em um dashboard no Power BI, plataforma de gerenciamento de dados em nuvem da Microsoft, ou em um portal que permite destacar as tendências analisadas.

A ferramenta pode ser utilizada para analisar as revisões dos clientes, postagens nas mídias sociais, conversas com os atendentes da marca em call centers e em fóruns de discussão, por exemplo.

“Sabemos a importância de conhecer e compreender o consumidor, bem como as suas necessidades. A partir da disponibilização do nosso idioma no serviço, poderemos entregar ainda mais o potencial da IA para as companhias e desenvolvedores brasileiros, aprofundando a confiança e conhecimento sobre os clientes”, afirma João Nunes, diretor de nuvem da Microsoft Brasil.

O serviço é oferecido em mais de 20 idiomas, entre eles inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português, holandês, sueco, norueguês (Bokmål), dinamarquês, finlandês, polonês, grego, russo, chinês, japonês, coreano, hindi e turco.

Fundada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A empresa está no Brasil há 31 anos, com sede em São Paulo.