O Grupo Super Nosso atua em Minas Gerais e na Bahia. Foto: Divulgação.

O Grupo Super Nosso, rede de supermercados, minimercados, atacado e e-commerce que atua em Minas Gerais e Bahia, adotou o Firewall de Próxima Geração da SonicWall. 

Desde a prova de conceito até o processo de implementação da nova solução, o time de TI do Grupo Super Nosso contou com o apoio da Portnet Tecnologia, parceiro de negócios da SonicWall em Minas Gerais.

“De acordo com nosso presidente, Euler Fuad Nejm, o Grupo Super Nosso não é um supermercado que usa tecnologia, e sim, uma empresa de tecnologia com atuação múltipla no varejo”, explica Marcelo Fernandes da Silva, gerente de tecnologia do Grupo. 

A empresa é a primeira rede de supermercados mineira a oferecer etiquetas de preço eletrônicas, carrinhos de compras com tablets, clube de compras e e-commerce ágil. 

A empresa conta com 8 mil funcionários. Entre eles, 1,6 mil são usuários de TI e telecom.

Um dos recursos digitais do grupo é o app “Clube Super Nosso”, que usa recursos de CRM e BI com o objetivo de fidelizar os clientes. 

“A tecnologia permite que, hoje, identifiquemos 82% do universo de clientes e, a partir daí, possamos direcionar a cada pessoa uma oferta sob medida, que incentiva visitas às nossas lojas. A implantação de soluções SonicWall no nosso ambiente colabora para que estejamos protegidos de todo tipo de ataques, incluindo perda de dados e ransomware”, destaca Silva.

Hoje, a plataforma SonicWall protege os 48 sites físicos do Grupo, além da sede principal e dos dispositivos móveis usados pelos representantes comerciais do grupo. 

O elemento central desta operação é o Firewall de Próxima Geração SonicWall SuperMassive, configurado em alta disponibilidade no data center do grupo, localizado na cidade de Contagem, em Minas Gerais. 

A arquitetura da rede de telecomunicações do grupo fez com que esse equipamento fosse o centro de uma rede de VPNs (redes privadas virtuais) seguras que conectam a empresa com fornecedores externos. 

Em busca de visibilidade, a equipe ainda utiliza o SonicWall GMS (Global Management System), plataforma de centralização de gerenciamento e consolidação de relatórios da SonicWall.

“Com o Firewall de Próxima Geração, passei a ter um grande controle sobre a rede – segmentamos e otimizamos todo o ambiente com os recursos disponibilizados pela SonicWall”, explica Silva.

Durante o projeto, os consultores da Portnet realizaram, também, o treinamento dos profissionais de TI do Grupo no uso da plataforma SonicWall.