AGRO

Integrada implanta RPA da Automation Anywhere

25/01/2022 16:34

Projeto na cooperativa paranaense é da A10 Analytics.

Fundada em 1995, a Integrada conta com mais de 11 mil cooperados. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Integrada Cooperativa Agroindustrial, presente em 51 municípios do Paraná e de São Paulo, adotou a solução de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da Automation Anywhere, americana líder neste mercado.

O projeto foi da A10 Analytics, consultoria em data analytics, machine learning e Big Data do Grupo IN. 

A partir do estudo interno dos processos, os gestores da cooperativa perceberam que a equipe realizava muitas tarefas repetitivas, que contribuíam para deixar os colaboradores desmotivados e poderiam ser automatizadas.

Como primeiro passo, a A10 Analytics promoveu workshops na Integrada a fim de preparar o time e introduzir os conceitos do RPA e seus ganhos, além de provocar o redesenho de alguns processos e a eliminação de gargalos.

A solução foi implantada nos projetos de conciliação físico-contábil e Sped Fiscal.

Nas atividades de conciliação físico-contábil, a cooperativa já reduziu o tempo gasto em 67%. Nas tarefas do Sped Fiscal, a redução de tempo foi de, aproximadamente, 50%: um processo que levava mais de 15 horas para ser realizado agora é feito em sete horas.

“Temos vários KPIs de performance e os resultados obtidos, até o momento, são muito positivos. Para desmistificar o papel do RPA, vamos lançar uma campanha interna de marketing protagonizada pelo Cooper, nome que demos ao nosso bot, destacando como ele será um aliado da equipe”, conta Emerson Zanoti, gerente de TI da Integrada.

Outros ganhos apontados foram otimização de tempo dos colaboradores, aumento da produtividade, diminuição de erros, ganho em escalabilidade, eficiência nas operações e melhoria do clima organizacional.

O escopo inicial do projeto já foi ampliado para a automação na recuperação de créditos extemporâneos, que está em implementação. Os resultados também estão impulsionando a organização para uma nova etapa, que envolverá a extração e análise de dados de consumo de energia.

Além disso, a organização está instalando 47 estações meteorológicas em pontos de plantio para coletar dados sobre chuvas, que serão organizados pelo sistema de RPA, analisados por sistemas de big data e disponibilizados à equipe de agrônomos e cooperativados.

Além disso, a cooperativa mapeou outros processos passíveis de automação, que serão incluídos no cronograma de 2022.

“Estabelecemos uma nova rota estratégica para a Integrada, que tem como pilar a inovação e a aplicação de novas tecnologias, visando melhorar a eficiência operacional e colaborar na realização da nossa meta de faturar R$ 8 bilhões em 2025. O projeto de automação de processos é uma etapa relevante deste planejamento estratégico”, explica o gerente de TI.

Fundada em 1995, a Integrada conta com mais de 11 mil cooperados e 2 mil colaboradores que atuam na venda de insumos, assistência técnica e recebimento da produção agrícola nos mercados de soja, milho, trigo, café e laranja, entre outras culturas.

Com faturamento de R$ 5 bilhões, a cooperativa comercializa grãos e possui três unidades industriais que produzem derivados de milho, rações para animais e alimentos pet, além de óleos essenciais e suco concentrado de laranja.

A Automation Anywhere, fundada em 2003, tem mais de 4 mil clientes, incluindo nomes como Accenture, Cisco, Dell EMC, Hitachi, IBM, LinkedIn, MasterCard, Unilever, Volkswagen e a Organização Mundial da Saúde.

Além da Automation Anywhere, a A10 trabalha com marcas como Power BI, Qlik, DataRobot, Alteryx e Devo. A empresa já desenvolveu projetos em mais de 800 clientes, entre eles Leroy Merlin, Unimed Campinas, Vigor, CCR, Grupo Fleury e Raízen.

Veja também

FISCAL
Dootax abre em Porto Alegre

Quarto escritório no país da startup fica no badalado Instituto Caldeira.

ANÁLISE
IDC aponta a UiPath como líder em RPA

Pontos fortes: tecnologia e tamanho da base. Pontos fracos: preço.

ROBÔS
UISA faz RPA com AutomationEdge

Produtora de etanol e açúcar entrega mais um projeto de tecnologia.

DOCE
Copersucar usa RPA da UiPath

Empresa usa automação de processos para controlar sacos enormes de açúcar.

ROBÔS
Blue Prism vai para TIBCO

Fundo compra player de RPA e fará fusão com empresa de software de BI.

PROCESSOS
Dufry usa RPA da AutomationEdge

Projeto é da Quality Nextech, que já fazia a terceirização do ambiente de TI.