Oi gerencia sinal de 4G com F5. Foto: divulgação.

A F5 Networks anunciou nesta terça-feira, 25, que a Oi adotou F5 Traffix SDC para suas demandas de gerenciamento de sinalização Diameter em sua rede 4G.

Segundo a multinacional, o plano da Oi com a aquisição é reforçar o controle da rede LTE com a máxima eficiência, e também garantir interoperabilidade entre os ambientes de sistemas legados e outros ambientes de telecomunicações.

O F5 Traffix SDC cumpre o papel de distribuir volumes de sinalização via protocolo Diameter - usado no 4G/LTE - independentemente do equipamento principal de rede LTE dos operadores.

Além disso, o protocolo Diameter pode ser configurado como um Diameter Edge Agent (DEA) para habilitar serviços de roaming globais, frisa a fabricante.

"A meta é garantir a qualidade contínua dos serviços de usuário e antecipar o futuro para atender o tipo de pico de demanda que eles certamente terão durante grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro", destacou o Diretor de Desenvolvimento e Engenharia de Rede da Oi, Pedro Falcão.

No mercado brasileiro desde 2005, a F5 Networks fornece aplicações para computação em nuvem, data center e SDN (Software Defined Network). A companhia obteve um lucro de US$ 277,3 milhões no ano fiscal de 2013, encerrado em 30 de setembro.