Laércio Cosentino. Foto: divulgação.

A Totvs, companhia nacional de softwares de gestão, firmou uma parceria com a Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, para integrar suas solução em uma oferta completa de sistema de gestão para varejo.

O sistema Fly01 by Totvs será disponibilizado em três ofertas complementares, que contemplarão operações desde o e-commerce até as de loja física, e usarão os meios de pagamento aceitos pela Rede - cartão de crédito, débito ou boletos bancários.

A primeira das ofertas é uma solução de comércio eletrônico, desenvolvida pela Ciashop, empresa adquirida pela Totvs no final de 2013. Com o produto, o plano é inserir pequenos empresários no e-commerce de forma ágil ao possibilitar a criação de uma loja virtual em poucos minutos.

"Com uma loja virtual, os produtos, até então restritos a uma pequena região, poderão ser vendidos e entregues para pessoas que não teriam a oportunidade de conhecer o estabelecimento sem o e-commerce”, explica Laércio Cosentino, CEO da Totvs.

A segunda oferta é um sistema de gestão cloud, no formato software como serviço (SaaS), para organizar processos e simplificar o controle da operação. Com a parceria com a Rede, o sistema simplifica as conciliações de suas vendas com cartão de crédito, verificando inconsistências de dados da empresa com mais controle e segurança.

"Com a ferramenta, será possível conferir se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato de recebíveis por cartão com agilidade", destacou a Totvs em nota à imprensa.

Para Milton Maluhy Filho, presidente da Rede, as soluções devem contribuir efetivamente para a consolidação dos seus negócios e para o desenvolvimento dos micro e pequenos empresários.

“Com essa iniciativa seguimos o propósito de focar nas reais necessidades dos clientes, desenvolvendo um produto que terá impacto positivo nas operações dos pequenos varejistas", afirma o executivo.

A terceira oferta, complementar às duas primeiras, deve ser lançada em junho deste ano e possibilitará que as empresas que possuem um e-commerce e uma loja física integrem as informações das duas operações e trabalhar com um único PDV.

A parceria com a Rede é mais uma das investidas da Totvs em aumentar sua presença no segmento de varejo. Além de adquirir empresas como a Ciashop e RMS, especializadas neste segmento, a companhia está investindo em novos produtos para levar seu ERP para este mercado.

No início de fevereiro, a empresa lançou o aplicativo Pré-Venda Ágil destinado ao Varejo. A ferramenta se integra às funcionalidades do ERP da companhia para que os vendedores façam orçamentos e registrem as compras do consumidor no sistema sem precisar utilizar um terminal de atendimento fixo.

Em janeiro, lançou o sistema Série 1 PDV para microvarejistas. O custo é de R$ 39 mensais para realizar um registro das vendas realizadas no estabelecimento e, no final do dia, emitir um relatório com todas as operações para o contador.

Líder no mercado de ERP no Brasil, com mais de 50% de marketshare, a Totvs possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. Em 2014, registrou R$ 1,8 bilhão em receitas.