Edital é destinado a pequenas empresas paulistas com soluções para governo inteligente. Foto: Pexels.

A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão com inscrições abertas para uma chamada de propostas focada em apoiar pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de inovação na administração pública.

As organizações vão destinar R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis para a iniciativa.

O apoio será oferecido a pequenas empresas paulistas que desenvolvam produtos, processos e serviços inovadores na área de governo inteligente.

As empresas devem ter atividade de pesquisa científica ou tecnológica e terem executado projetos do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, nas fases 1 e 2, ou projetos equivalentes realizados com recursos próprios ou de outras fontes.

A FAPESP selecionará propostas que apresentem soluções para os seguintes desafios: assuntos jurídicos; assistência social; meio ambiente; habitação; saúde; previdência social; governança, finanças e transparência; educação; defesa civil; esporte e lazer. 

Na Fase 3, a empresa realiza o desenvolvimento industrial e comercial dos produtos, e os recursos do programa deverão ser destinados ao desenvolvimento e não poderão financiar propriamente a sua produção ou a sua comercialização.

O apoio aos projetos selecionado será de até R$ 1,5 milhão em 24 meses.