Sede do Google em Mountain View. Foto: flickr.com/photos/ipurbeltz/

O prazo final para submeter projetos para a terceira edição da Google Science Fair encerra no próximo dia 30 de abril.

A competição é voltada para jovens entre 13 e 18 anos de todo o mundo com ideias inovadoras. Pela primeira vez, estudantes brasileiros podem participar da competição.

Os interessados devem criar uma conta do Google e enviar o seu projeto – que poderá ser escrito em 13 idiomas, inclusive português – pelo site. O processo é inteiramente online.

Em junho, serão selecionados os 90 finalistas, sendo 30 das Américas, 30 da Ásia e do Pacífico e 30 da Europa, Oriente Médio e África.

No dia 23 de setembro, os 15 melhores projetos serão levados para a sede da companhia, em Mountain View, Califórnia, onde passarão por um painel de juízes internacionais que escolherão o vencedor.

O melhor projeto terá como prêmio uma bolsa de US$ 50 mil do Google, uma viagem para as Ilhas Galápagos com expedições da National Geographic e experiências de trabalho no Cern, no Google ou no Grupo Lego.

A escola do estudante vencedor também recebe US$ 10 mil e acesso aos arquivos digitais da Scientific American por um ano.

Na edição do ano passado, a vencedora foi Brittany Wenger, 17 anos, que criou um serviço em nuvem de rede neural global para auxílio no diagnóstico de câncer de mama.