PARQUES

Oracle terá operação no Tecnopuc

25/05/2018 13:10

Cerca de 50 pessoas serão transferidas para o Condomínio de Empresas Inovapuc.

Entrada do Tecnopuc.

Tamanho da fonte: -A+A

A Oracle está de mudança para o Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.

De acordo com a coluna Mercado Digital, assinada pela jornalista Patrícia Knebel no Jornal do Comércio, cerca de 50 pessoas da operação da companhia serão transferidas para o Condomínio de Empresas Inovapuc, mesmo prédio hoje ocupado pela Getnet.

As obras do espaço se iniciam em junho. Se tudo sair conforme o programado, o lançamento oficial ocorrerá no final de julho, agrega o JC.

Até onde a reportagem do Baguete pode averiguar, essa é a primeira operação da Oracle dentro de um parque tecnológico no país. 

A SAP, um dos seus maiores concorrentes, também está no Rio Grande do Sul, com um centro de desenvolvimento e suporte no Tecnosinos, em São Leopoldo.

Uma aproximação óbvia para a Oracle dentro do Tecnopuc é com as Lojas Renner. A varejista é uma das maiores clientes da Oracle no país e recentemente fechou um convênio de pesquisa com o parque da PUC-RS.

O Tecnopuc está em boa fase. Recentemente, o Baguete revelou que a gigante francesa Capgemini também estava de mudança para o parque (curiosamente, um dos grandes clientes da Cap no Rio Grande do Sul é também a Lojas Renner).

Nomes como Oracle e Capgemini servem como âncoras e dão visibilidade para o parque, que nos últimos anos sofreu a saída ou a diminuição de tamanho de algumas das companhias mais antigas no local.

A Dell, que estava no Tecnopuc desde o começo das operações no início dos anos 2000, decidiu mover sua operação para Eldorado do Sul, cidade na região metropolitana na qual a companhia já teve uma fábrica e hoje mantém uma parte do seu comercial e administrativo.

A HPE e HP Inc, que também foram parceiras de primeira hora do Tecnopuc, quando ainda eram uma empresa só, fizeram cortes de funcionários no parque em 2016.

De qualquer forma, o Tecnopuc segue sendo uma referência nacional no seu segmento. O parque foi eleito pela terceira vez o Melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil em 2016 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

O Tecnopuc conta com mais de 150 empresas instaladas, incluindo nomes como Globo.com, Petrobras e Microsoft. São cerca de 6,5 mil pessoas trabalhando no local. 

Veja também

CONVÊNIO
Renner: inovação no Tecnopuc

A parceria é focada no intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos.

INOVAÇÃO
UFRGS, PUC-RS e Unisinos juntas

Aliança para Inovação de Porto Alegre busca desenvolver o ecossistema inovador na cidade.

INOVAÇÃO
Capgemini muda para o Tecnopuc

Empresa está em Porto Alegre há cinco anos.

NEGÓCIOS
Canadá mais próximo do Sul

Porto Alegre agora conta com um capítulo local da Câmara de Comércio Brasil Canadá.

 

LABORATÓRIO
Stefanini e PUC-RS abrem iSeed

O ambiente vai unir a empresa e a academia na solução de desafios de negócios dos clientes.

EXPANSÃO
E-Core abre operação no Tecnopuc

A estrutura de aproximadamente 1200m² comporta 150 posições de trabalho. 

ACELERADORAS
Wow e Ventiur: a mil no Startup Brasil

As duas vão investir em nove empresas cada uma.

ENSINO
Strogulski, da UCS, assume ForTI

O Fórum de Tecnologia da Informação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do RS é um grupo que reúne os gestores e técnicos de TI.

HYPES
CIOs não estão nem aí para blockchain

Pelo menos é o que aponta uma pesquisa do Gartner com 293 líderes de TI.