Multiterminais administra porto no Rio. Foto: divulgação.

A Multiterminais Alfandegados do Brasil, empresa de logística integrada migrou seus sistemas para a nuvem da Microsoft com consultoria da Processor.

Parte do objetivo da migração da empresa, que está entre as maiores operadoras de terminais portuários e portos secos do Brasil, foi atender melhor a demanda da Copa do Mundo. 

A Multiterminais é a responsável pela armazenagem, pedido e agendamento de entrega de materiais utilizados nos jogos, incluindo as bolas.

Um dos sistemas armazenados nessa plataforma é o gestão de armazém [WMS, na sigla em inglês], que gerencia o Armazém Central no Riocentro, no Rio de Janeiro, onde fica o centro de distribuição principal e as áreas de recebimento e devolução dos materiais usados na Copa.

Outro projeto é o MDS, que é responsável pelo controle e agendamento de entrega de mercadoria em todos os sites e serve ainda de interface entre as áreas de comitê organizador local e o WMS para gestão de pedidos de transporte entre os sites. 

“Hoje conseguimos definir com precisão o custo de infraestrutura, reduzir o tempo de implantação e distribuição, facilitar o acesso remoto e, ao final do evento, desmobilizar todo o ambiente rapidamente”, explica o gerente de TI da Multiterminais, Marcelo Muniz.

A Multiterminais é responsável pela operação de dois terminais marítimos no Porto do Rio de Janeiro, além de três portos secos, um deles na capital carioca, outro em Resende, no interior do estado, e um último em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Opera também o Aeroporto Presidente Itamar Franco em Goianá/Rio Novo em Minas Gerais.

Com matriz em Porto Alegre, a Processor tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Londrina, Chapecó e Belo Horizonte, além de operações no Chile, Colômbia e escritórios comerciais na Argentina e Estados Unidos. 

O grupo foi eleito pela Microsoft o Parceiro do Ano no Brasil – 2013. O portfólio inclui consultoria, outsourcing, ERP, suporte, serviços técnicos, aplicações (BI, BPM, portais), segurança e CRM.