Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs, no Universo TOTVS 2019. Foto: Divulgação.

A Totvs aposta em uma parceria com a Wealth Systems, empresa paranaense de tecnologia para atendimento e força de vendas, para crescer no mercado de gestão de relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês).

O foco da empresa é oferecer o sistema para a base atual e trabalhar com vendas cruzadas com outras ofertas da companhia.

"O nível de penetração de CRM em nossa base de clientes é baixíssimo, ao mesmo tempo em que é uma oferta de valor agregado enorme, pois as empresas buscam hoje apoio na tecnologia para vender mais, não apenas organizar a operação", destaca Dennis Herszkowicz, CEO da Totvs.

A empresa buscou a parceria com a Wealth Systems para acelerar o processo de entrada no mercado a partir de um produto que considera flexível e aderente às necessidades de seus clientes.

"Uma parceria como essa e como a firmada com a VTEX acaba sendo um caminho mais rápido e mais leve para atingir alguns objetivos. Nem tudo precisa ser desenvolvido internamente ou adquirido, algumas parcerias estratégicas são o caminho natural", completa Herszkowicz.

Em maio, Totvs e VTEX anunciaram uma joint-venture para integrar ERP e plataforma de e-commerce.

A partir do acordo com a Wealth, a Totvs adiciona ao seu portfólio três novos produtos oferecidos no modelo de serviço: MasterCRM, MasterSales (que integra CRM, força de vendas e BI) e Master B2B (voltado para gestão de e-commerce).

Isso permite ao cliente priorizar o relacionamento com os clientes, o gerenciamento de vendas, as negociações online ou uma solução completa com todas as ferramentas.

Com a parceria, a linha Totvs CRM também facilita a integração com as principais soluções de ERP disponíveis no mercado. 

Ou seja, é possível incorporar a inteligência das ferramentas Totvs ao gerenciamento de clientes da empresa, independentemente do seu sistema legado. 

“Nosso objetivo é oferecer produtos CRM de classe global, acessíveis a qualquer porte de empresa e de qualquer segmento”, ressalta Gustavo Bastos, vice-presidente de plataforma da Totvs.

Com mais de 18 anos de mercado, a companhia paranaense conta com 256 colaboradores e atende a mais de 350 clientes, entre eles Angelus, Frimesa, Grupo Morena Rosa, Cooperativa Coamo e Seara.

A Totvs aposta na força de sua base de clientes com faturamento entre R$ 50 mil e R$ 500 mil ao ano, onde está concentrada a maior parte das empresas atendidas por seus softwares, para emplacar o sistema de CRM.

"Além do destaque que a Totvs tem pelo número alto de clientes atendidos e proximidade no atendimento, características como a personalização e o entendimento de diferentes negócios são uma força da companhia nesse mercado", completa Bastos.

Com esse lançamento, a Totvs traz a sua visão para o que parece ser a grande aposta das empresas de tecnologia em 2019: crescer no mercado de CRM. 

A atenção não é à toa. De acordo com dados do Gartner, o CRM é a categoria de software de aplicações corporativas com maior e mais rápido crescimento no cenário global.

A receita mundial do setor de software de aplicações corporativas totalizou mais de US$ 193,6 bilhões em 2018, representando um aumento de 12,5% em relação ao faturamento de US$ 172,1 bilhões obtido em 2017. O CRM representa quase um quarto dessa receita.

A SalesForce é a líder no segmento, tendo sido uma das primeiras companhias a apostar no modelo de software como serviço que se está tornando um standard no mercado. No entanto, a participação dela fica um pouco abaixo de 20%, de acordo com o Gartner. 

Grandes players como SAP e Oracle tem prometido competir mais seriamente com a SalesForce, mas tem 8,3% e 6% de mercado. Completam ainda a lista a Adobe, com 4,8 e a Microsoft, com 2,7%.

A maior fatia do mercado, e um sinal de que a disputa ainda está muito mais em aberto do que parece, é dos chamados “Outros”, com 58,8%, uma categoria que inclui uma série de fornecedores de nicho e grandes players em mercados regionais.

*Júlia Merker cobre o Universo Totvs em São Paulo a convite da Totvs.