Francisco Valim. Foto: divulgação.

A Nextel Brasil anunciou a contratação de Francisco Valim, ex-presidente da Oi e Via Varejo, como o novo presidente da operadora.

O executivo estava trabalhando em projetos próprios desde abril do ano passado, quando deixou a presidência da Via Varejo após ficar oito meses no cargo. Antes disso, ele foi presidente da Oi por dois anos.

Segundo destacou a Nextel em comunicado, Valim substituirá Gokul Hemmady, que estava na presidência da operadora desde 2012 e que foi responsável pelo lançamento dos serviços 3G e a expansão da Nextel no mercado brasileiro.

A mudança na gestão da companhia foi planejada desde a conclusão do processo de reestruturação da NII Holdings, no final de junho. Com o foco voltado para a operação brasileira, os novos acionistas da NII Holdings optaram pela nomeação de um CEO também brasileiro.

De acordo com Valim, o desafio no novo cargo é ampliar a participação da Nextel no mercado de telefonia móvel e consequentemente recuperar os indicadores financeiros da companhia.

"Tenho certeza de que a operadora está no caminho certo, com recursos garantidos após a reestruturação da NII Holdings e com perspectivas claras de crescimento no mercado brasileiro”, afirma Francisco Valim.

No primeiro trimestre do ano, considerando todos os serviços pós-pagos (3G/4G voz, datacard e M2M), a Nextel foi líder em adições líquidas no Rio de Janeiro e 2º colocada em São Paulo, o que contribuiu para a que a operadora atingisse a marca de mais dois milhões de clientes em dois anos de atuação.

Além disso, a operadora prevê investimento que somam mais de R$ 1 bilhão, além da participação no leilão da faixa de 1.8 GHz, prevista para outubro, de olho na ampliação da oferta dos serviços 4G na Grande São Paulo.

Francisco Valim é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças pela FGV e MBA na Universidade do Sul da Califórnia – Marshall School of Business. Antes de atuar na Oi de Via Varejo, ele foi CEO da Experian para o Reino Unido, Europa, Oriente Médio e África e CEO da NET de 2003 a 2008.

"Estamos muito felizes por Francisco Valim ter aceitado em assumir essa posição. Francisco é um líder com comprovada experiência no setor de telecomunicações, em transformar negócios e otimizar processos organizacionais, tendo atuado com sucesso como diretor executivo de diversas grandes companhias no Brasil", afirma Steve Shindler, CEO da NII Holdings.

Presente no Brasil desde 1997 a Nextel tem aproximadamente 4,5 mil colaboradores no país e possui uma base de mais de 4 milhões de clientes. Além de seu serviço de rádio (iDEN), a Nextel atua como operadora 3G, com cobertura nacional para voz e dados e também com a tecnologia 4G na cidade do Rio de Janeiro.