Fabiano Sant´Ana. Foto: divulgação.
O Sul, seu fértil mercado de agronegócio e indústrias e seu famoso público ávido por inovação a baixo preço, em pouco tempo, são um dos focos da SAP em sua estratégia de RDS - Rapid Deployment Solutions.
Na região, a multi já tem alguns dos maiores de seus 14 parceiros desta linha de negócios, como a gaúcha ITS e a Resource, que é paulista mas tem operações em Curitiba e Itajaí; e também cases de sucesso em implantações rápidas, como a catarinense Durin e o próprio SAP Labs, mantido pela companhia em São Leopoldo.
DE CASA
A implantação do Labs gaúcho nasceu como referência para o mercado da região e do país, conta Fabiano Sant´Ana, líder de Vendas RDS da SAP Brasil.
“Implantamos em seis semanas uma solução de automatização de custos de energia, que hoje gere recursos como água, luz, gás, biomassa, tudo”, destaca o executivo.
No projeto, a SAP aproveitou para concentrar alguns dos argumentos que pretende abordar no sul: abrangência, eficiência, rapidez e economia.
“O mercado da região tem práticas muito fortes de excelência e muita produção industrial. Por isso, o que importa para este mercado é uma implantação ágil, eficaz e que permita atender a altas demandas logo, para que logo se possa inovar e agregar novos recursos, soluções e módulos aos negócios”, resume Sant’Ana.
Lançado no começo de 2011, o portfólio RDS da SAP já conta com mais de dois mil clientes no mundo, dos quais 154 são latino-americanos.
No Brasil, o número exato não é divulgado, mas além da Durin há nomes como o Bradesco, que adotou soluções de implantação rápida para a parte financeira e agora negocia a expansão para outras aplicações.
E a promessa é de crescimento rápido no mercado local.