Medium prepara operação brasileira. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Medium, plataforma de publicação e compartilhamento de conteúdos criada pelos cofundadores do Twitter Ev Williams e Biz Stone, anunciou o início de suas operações no Brasil.

Segundo informações da Folha, a empresa contratou três funcionários dedicados a curar e traduzir conteúdo feito por usuários. De acordo com a companhia, os trabalhos deve iniciar na próxima semana.

Também ex-integrante do Twitter, Luke Esterkyn, funcionário da Medium em San Francisco, é o responsável pelo lançamento brasileiro e supervisão dos trabalhos locais. Inicialmente, a empresa não contará com escritório local; os funcionários trabalharão independentemente.

Para Esterkyn, o Brasil, com sua grande participação de usuários na internet e redes sociais, é um grande foco de mercado. Segundo dados do IDC, em 2014 o país bateu o recorde de acessos, atingindo pela primeira vez a marca de mais da metade da população como usuária frequente da web.

O plano da companhia é aumentar o uso da ferramenta em comunidade, assim como estimular o crescimento da produção de conteúdo por usuários locais. A empresa não deu detalhes de como pretende monetizar a ferramenta no Brasil.

O trabalho de aumentar a base de usuários brasileiros ficará sob a responsabilidade de Leandro Demori, editor da plataforma no país. Jornalista gaúcho, Demori teve passagens por veículos como a revista portoalegrense Amanhã e Rede Globo. Além disso, foi editor do premiado blog independente A Nova Corja, especializado em política.

Lançado em 2012, o Medium é uma ferramenta que tem o bjetivo de facilitar que comunidades interessadas em assuntos específicos possam encontrar textos sobre seus tópicos favoritos.

O site permite que os usuários conectem suas postagens divididas por tema, e organizá-las como comunidades, com estatísticas sobre leitura. Além disso, a plataforma faz uma curadoria dos textos mais lidos e bem avaliados, enviando a seus usuários uma seleção às sextas-feiras, como forma de estimulá-los a ler durante o final de semana.