Nelson Campelo é um executivo experiente, com passagens por Avaya e Nokia.

Nelson Campelo, ex-CEO da Ustore, uma startup pernambucana de infraestrutura, acaba de assumir o cargo de CEO para América do Sul da multinacional francesa Atos.

Fabiana Falcone, executiva que era a diretora comercial da Ustore, assume o comando da empresa, com o cargo de COO. Não está claro que a Ustore está buscando um novo CEO ou não.

Tanto Campelo como Falcone entraram na empresa em 2015 como investidores, assumindo cargos e são profissionais experientes.

Campelo já foi country manager da Avaya e Head Business Solutions para América Latina da Nokia Siemens Networks. Falcone trabalhou com Campelo na Avaya como gerente de contas sênior e acumula passagens pelas áreas de vendas de empresas como ZTE, Cisco, Huawei e Nortel assumiu como diretora comercial.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

A movimentação é interessante, uma vez que a Atos e Ustore assinaram um acordo válido para a América do Sul para lançar um serviço de nuvem. 

Com a parceria, a Atos vai usar tecnologia da Ustore para fazer o gerenciamento de diferentes ambientes de TI dos seus clientes, incluindo infraestrutura local, na nuvem, virtualização, armazenamento e gestão de redes definidas por software.

Pelo visto, o trabalho próximo acabou gerando uma movimentação de carreira para Campelo. A Ustore segue como uma empresa independente. 

Não houve um investimento da Atos na Ustore por trás da movimentação, segundo disseram ao Baguete tanto a Atos como a Ustore.

Criada em 2007 por um doutorado em Segurança de Sistemas na Universidade Federal de Pernambuco, a Ustore criou tecnologia própria para armazenamento de grandes volumes de dados, desestruturados e indexados em nuvens distribuídas, baseados numa infraestrutura criada na plataforma open source OpenStack.

É uma startup quente, que, além da Atos, tem acordos tambem com a Embratel, Algar e a pela Rede Nacional de Pesquisa para viabilizar iniciativas de "multicloud".

Startups dessa área estão em alta e sendo assediadas por grandes empresas, o que torna ainda mais chamativa a atuação independente da Ustore.

Em 2016, a UOLDiveo adquiriu a Dualtec foi uma das primeiras empresas no Brasil a se posicionar como uma “cloud broker” e uma referência em OpenStack. A Tivit fez um movimento igual, comprando a startup mineira One Cloud.