FINANCEIRA

Unicred unifica portal de demandas com ServiceNow

25/09/2020 14:54

Confederação de cooperativas contou com a implementação da Organize Cloud Labs.

O Sistema Unicred está presente em 15 estados brasileiros.

Tamanho da fonte: -A+A

A Unicred Brasil, confederação de cooperativas financeiras, adotou a solução Now Platform, da ServiceNow, para reunir em uma única plataforma os sistemas internos de 15 estados, e criar um novo portal de demandas.

O projeto foi desenvolvido e implementado pela ServiceNow com a parceira Organize Cloud Labs, que foi comprada pela Accenture em agosto.

Por conta da pandemia, a implantação, que aconteceu em um período de dois meses, se deu forma totalmente remota.

No período, a empresa realizou a revitalização do catálogo de serviços e a criação do novo portal de demandas, criado com abordagens de User Experience (UX) e centrado nas necessidades informadas pelas cooperativas.

O portal já integra a central que compreende Santa Catarina e Paraná com suas seis cooperativas filiadas, atendendo mais de 600 funcionários, além da central que reúne Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Ainda em setembro, está prevista a implantação na central do Rio Grande do Sul e, no final de outubro, a plataforma deve chegar à central multirregional.

Segundo a cooperativa, a principal característica do novo portal é um nível inédito de unificação das demandas internas. 

O portal deve gerar resultados práticos, como maior agilidade e redução no tempo de resolução de demandas, com um impacto positivo na produtividade e na qualidade do trabalho dos funcionários — pois elimina etapas, burocracias e sistemas conflitantes. 

Ele será utilizado tanto para a resolução de demandas internas quanto externas, como solicitações de materiais de expediente, solicitações de parametrização em sistema e dúvidas de produtos e serviços.

Todos os processos estarão armazenados no serviço de nuvem da ServiceNow. Assim, o portal também poderá ser acessado de qualquer dispositivo em qualquer lugar, inclusive no home office.

“Para melhor gestão da confederação, centrais e cooperativas, a ferramenta possibilita uma melhor rastreabilidade das demandas, permitindo atuação dos times em busca de resoluções mais ágeis”, afirma Felipe Couto Reiser, especialista em processos da Unicred.

A ServiceNow fornece suas soluções para a Unicred desde 2016, quando a instituição  contratou sua primeira implantação de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) através da Organize. 

Em 2018, a mesma integradora realizou a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para a Central Unicred. Graças ao sucesso deste projeto, resolveu-se ampliar a utilização do ServiceNow.

“Sem dúvidas, a digitalização dos serviços ofertados pela Unicred para suas cooperativas, e que foram disponibilizados no ServiceNow, irá proporcionar uma maior agilidade, transparência e experiência no atendimento”, destaca Marcel Komatu, diretor comercial da Organize Cloud Labs.

Fundada em 2014, a Organize tem sede em São Paulo e é uma das maiores parceiras da ServiceNow no Brasil, tendo realizado 50 implementações em clientes como Grupo Votorantim, Saint-Gobain e TV Globo.

A ServiceNow, por sua vez, atuando desde 2004 e tem uma presença mais recente no Brasil, que começou a valer só em 2013. Ela vem crescendo na faixa dos 30% por ano, tendo fechado 2019 com um receita de US$ 3,46 bilhões.

Um indicador importante que a Servicenow costuma frisar é a quantidade de negócios fechados acima de US$ 1 milhão, o que indica uma penetração no segmento corporativo. Eles foram 892 em 2019, uma alta de 32%.

Criado há 30 anos, o Sistema Unicred contabiliza R$13,6 bilhões em ativos totais com 279 agências em todo o país. São 35 cooperativas e aproximadamente 280 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 220 mil cooperados.

Veja também

EMPREGOS
Everis investe em Santa Catarina

Consultoria de TI quer chegar a 100 funcionários no estado com hub em Florianópolis.

GERENCIAMENTO
Dedalus adota ServiceNow para ITSM

Companhia adotou plataforma unificada que também pode ser acompanhada por clientes.

SERVIÇOS
Accenture compra Organize

Companhia é uma das maiores parceiras da ServiceNow no Brasil.

VIAGENS
Soska assume Concur na América Latina

Executivas brasileiras estão em alta na SAP, é a segunda promoção em duas semanas.

DUREZA
Keynote do CEO da SAP dá pau

Gigante de TI tem problemas de TI, quem diria? Apesar dos problemas, SAP mostra nova orientação.

SERVIÇOS
Tivit adota ServiceNow para ITSM

Projeto tornou a Tivit um dos maiores clientes da ServiceNow na América Latina.

NUVEM
Google deveria comprar a Salesforce?

Para analistas de banco de investimento, seria a solução para decolar o Google Cloud.

SOFTWARE
Mudança nos sócios da DBServer

Mário Bastos, um dos três fundadores da empresa, está de mudança para Portugal.

DADOS
Porto Alegre: portal sobre Covid-19 com DBServer

A empresa desenvolveu layout, arquitetura e atualização de dados e gráficos de painéis.

COVID-19
PUCRS lança ferramenta de autodiagnóstico

Feito com a DBServer, site visa fornecer uma primeira orientação complementar em relação a sintomas.