Com o FiveMetrics, a OpServices passa a atuar também na área de inteligência de negócios. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A empresa gaúcha OpServices, sediada em Porto Alegre, acaba de criar uma nova marca chamada FiveMetrics, que representará seu portfólio de tecnologias relacionadas ao monitoramento das atividades em tempo real. 

O monitoramento das atividades de negócio é baseado em monitoramento de redes e sistemas, inteligência de negócios e integração entre aplicações. 

Com o movimento, a empresa passa a atuar também na área de inteligência de negócios, além da governança e monitoramento de infraestrutura de TI, pelo qual já é conhecida. 

O produto FiveMetrics é um visualizador de dashboards que gera dados em tempo real com indicadores da operação, tanto da área de TI como das áreas mais próximas a ponta do negócio.

A solução é uma evolução do OpMon, focado em monitoramento de infraestrutura, e começou a ser desenvolvida há cerca. O projeto começou a partir da demanda de clientes por um sistema que permitisse a visão mais aprofundada dos negócios.

O sistema agrega informações de fontes como software de business intelligence, ERP, BPM, Excel, SCM, CRM e sistemas financeiros.

Recém lançado, o FiveMetrics está em MVP para testar o conceito e futuramente deve evoluir para um maior número de funcionalidades.

Hoje, a solução conta com templates prontos para integração com sistemas de gestão de companhias como Totvs e SAP. Para outros softwares, há um processo de customização que pode ser feito para cada cliente.

“O FiveMetrics se diferencia de softwares de visualização de dados como QlikView e Tableau pelo foco em trabalhar com visão em tempo-real e não com BI, que atua com histórico e projeções”, afirma Dario Bestetti, CEO da OpServices.

Com 60 clientes atualmente, a OpServices afirma que está com o FiveMetrics em fase de testes em algumas companhias.

Para o ano que vem, a meta da empresa é dobrar o número de empresas atendidas. A OpServices conta com 34 funcionários.