Aeroporto de Guarulhos reforça redes com Agility. Foto: divulgação.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), em São Paulo, adotou a solução BIG-IP, da F5 Networks, para balancear os links de internet e fornecer alta disponibilidade da rede VPN, em um projeto implementado pela Agility Networks.

A solução realiza, de forma inteligente, o balanceamento entre os links de internet do aeroporto, com o objetivo de distribuir a carga entre eles. O valor do contrato, que envolve suporte por 36 meses, não foi aberto.

Além disso, a solução reconhece, automaticamente, se algum link cai e apenas distribui entre os demais que ainda estão ativos, até que o primeiro retorne, mantendo a operação ininterrupta.

Segundo a Agility, até março de 2013 o GRU Airport tinha apenas um link de internet, que não era mais suficiente para atender a demanda de acesso dos 2 mil funcionários do aeroporto.

Para atender a demanda, a área de TI do GRU Airport então contratou mais três links. Apesar disso, ainda havia várias quedas na rede, gerando reclamações dos usuários quanto à disponibilidade de acesso às informações.

"Quando as quedas aconteciam, a equipe de TI tinha que efetuar a troca de link manualmente, demorando a restabelecer a conexão", explicou a integradora em nota.

Antes da Agility entrar no projeto, o aeroporto chegou a iniciar a implementação do BIG-IP em 2014. Entretanto, segundo revelou Mônica Trapp, gerente de TI do GRU Airport, com uma semana de uso, vários problemas surgiram, como alta utilização de memória, temperatura elevada do processador e lentidão dos links.

"O nosso especialista em segurança da informação na época descobriu uma falha de configuração durante o processo de implantação da caixa BIG-IP", conta Trapp.

A Agility Networks refez todo o planejamento, reconfigurou a caixa e atualizou o software do BIG-IP com a versão mais indicada para a necessidade do aeroporto. Atualmente, o GRU Airport possui quatro links de operadores diferentes, que totalizam 264 MB.

“Desde que a Agility assumiu este projeto, temos 100% de disponibilidade, sem falha na conexão ou qualquer tipo de problema de acesso. Estamos sendo muito bem atendidos pela integradora”, diz a gerente de TI do GRU Airport.

Fundada em 1991, a Agility atua nas áreas de segurança, application delivery e data center e cloud. Conta hoje com aproximadamente 165 colaboradores, com sede em São Paulo e clientes em verticais como finanças, indústria, telecom e e-commerce. A empresa aumentou em 40% seu faturamento no ano passado, crescendo de R$ 73 milhões em 2013 para R$ 102,2 milhões.