MOVIMENTOS

Acate: novo acordo foca em franquias

26/01/2022 06:48

Associação catarinense está se tornando um player nacional no setor de TI.

Iomani Engelmann. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Acate, associação catarinense do setor de tecnologia, acaba de fechar um acordo com a Associação Brasileira de Franchising, visando aproximar franquias de soluções de tecnologia.

Em nova, as entidades afirmam que o acordo é “inédito” no segmento de franquias.

O modelo de cooperação é o LinkLab, um programa de inovação aberta lançado pela Acate em 2017.

Desde então, o programa já fomentou 60 projetos entre startups e um grupo de 30 grandes empresas que inclui nomes de peso em Santa Catarina como Hering, Koerich, Tigre e WEG, e nacionalmente, como Ambev, ArcelorMittal e Whirlpool.

Uma pesquisa recente da ABF havia apontado que a maturidade digital do setor havia acelerado com a pandemia, mas desafios de pessoas, tecnologias e profundidade permanecem.

O potencial do novo acordo é grande: a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas. Oferecer tecnologia para os franqueados está na lista de prioridades. 

“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Já existem muitas startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma economicamente viável”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O foco inicial será em buscar soluções que possam agilizar a abertura de franquias, ou que ofereçam ganhos de eficiência e a digitalização de canais de venda.

Depois, será feita a divulgação dos desafios e oportunidades das redes, seguido da captação de startups aderentes ao desafio. A Acate atinge 1,4 mil empresas de tecnologia.

Os participantes podem trabalhar em conjunto em três coworkings da Acate, um em Florianópolis, outro na vizinha São José e o terceiro em Joinville, cidade que é um dos pólos do setor de TI no estado.

“Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado", afirma o presidente da Acate, Iomani Engelmann.

Dentro da parceria, a ABF e Acate planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. 

O setor de franquias registra um faturamento anual superior a R$ 167 bilhões, mais de 156 mil unidades e cerca de 2,6 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil, empregando 1,2 milhão de pessoas.

Fundada em 1986, a Acate é a iniciativa do tipo mais importante em Santa Catarina e vem se posicionando nos últimos anos cada vez mais como um player nacional do segmento de inovação.

Um dos primeiros movimentos mais evidentes nesse sentido foi a abertura de um escritório em São Paulo, ainda em 2017.

Desde então, a Acate vem fazendo movimentos, como um acordo em 2019 com o Inovabra Habitat, o ambiente de coinovação do Bradesco. Na época, só o badalado Porto Digital de Recife tinha uma parceria do tipo com o banco.

O prestígio tem rendido resultados também em Santa Catarina, um estado no qual o setor de tecnologia representa cerca de 5% do PIB e emprega 6 mil pessoas só em Florianópolis.

No final do ano passado, a Cisco anunciou que iria patrocinar uma série de atividades dentro do CIA, o centro de inovação da Acate, em Florianópolis. O projeto é o primeiro do tipo da Cisco no país. 

Veja também

AGRO
Inovabra Habitat chega ao Centro-Oeste

Em acordo com o hub Gyntec, objetivo é ter mais entrada no ecossistema de inovação da região.

CONTRAMÃO
Fapesc deve investir 4x mais do que o previsto

Santa Catarina amplia recursos, enquanto o governo federal faz grande corte.

UNIÃO
Regionais da Assespro fazem aproximação

Ações conjuntas entre as regionais da entidade no RS, PR, RJ e AL. 

ENTIDADES
Acate assume Assespro-SC

Entidade de TI catarinense se aproxima da representação política do setor em Brasília.

VAREJO
Koerich cria app de e-commerce

Companhia contratou fornecedor por meio de um programa de inovação da Acate.

FRANQUIAS
Stone adota solução da Yungas

Projeto centralizou na plataforma seis canais paralelos de comunicação.