Hiparcio Stoffel.
Não foi para frente a nomeação para presidência da Procergs de Hiparcio Stoffel, fundador e sócio da consultoria Indextech, e não está claro no momento quem vai assumir o comando da estatal gaúcha de processamento de dados.
Segundo fontes da empresa ouvidas pelo Baguete, a participação de Stoffel em algumas empresas privadas é visto por algumas pessoas dentro do governo como um potencial conflito de interesse que impediria sua nomeação, pelas regras da Lei de Estatais de 2016.
A lei prevê que não é possível nomear para o comando de estatais “pessoa que tenha firmado contrato ou parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens ou serviços de qualquer natureza” nos três anos anteriores.
É a primeira vez que a nova lei é aplicada para valer numa transição de governo. Não está claro qual seria o caso específico de Stoffel.
A IndexTech, comandada pelo empresário, é consultoria sediada em Porto Alegre que criou a metodologia de avaliação do Projeto Prefeito Inovador, iniciativa da Microsoft, Intel, Symnetics e Movimento Brasil Competitivo que contempla cidades brasileiras pelo destaque no uso da TI na gestão municipal, em 2010.
Mais recentemente, Stoffel liderou outra iniciativa voltada a cidades, o WeCity | cc, que se propunha a criar indicadores para avaliação de "cidades criativas".
No final de janeiro a reportagem do Baguete divulgou que Stoffel estava nos estágios finais do processo de aprovação do seu nome para assumir a presidência da Procergs.