Um guia para ajudar o seu e-commerce a não derrapar. Foto: flickr.com/photos/klabusta

A Associação Paulista das Agências Digitais (Apadi) lançou, em parceria com o Sebrae-SP, o Guia de e-Commerce, uma publicação gratuita para orientar o empreendedor a entrar em um negócio eletrônico de maneira profissional.

Criado a partir da experiência de um comitê formado por alguns dos principais especialistas do Brasil, que já desenvolveram mais de 400 lojas virtuais, o Guia apresenta de maneira integrada e num único local um passo a passo didático de como montar o negócio.

O objetivo é explicar ao empreendedor por onde começar e a que prestar atenção em cada momento do projeto: planejamento, plataforma e tecnologia, integrações, comunicação visual, gestão de conteúdo, operações e logística, serviços financeiros e marketing digital.

A versão digital é gratuita e pode ser lida na web, tablet e celular. O guia inclui modelos de referência para o empreendedor: um roteiro de planejamento digital, planilhas de controle de estoque e fluxograma de pedidos.

Além disso, ensina como calcular o retorno sobre o investimento, dá dicas financeiras que ajudam a evitar fraudes, esclarece os termos técnicos e jargões do meio e apresenta todos tipos de plataformas oferecidas pelo mercado e quais suas vantagens e desvantagens.

Para o presidente da Apadi, atualmente, a grande dificuldade de inclusão digital empresarial é gerada pela deficiência de know-how tecnológico e falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico.

“Isto faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação", explica.