O Simet Mobile permite testar o desempenho das redes 3G, 4G e wi-fi. Foto: Charts and BG/Shutterstock.

O Sistema de Medição de Tráfego Internet para dispositivos móveis, o Simet Mobile, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), passou a oferecer na segunda-feira, 25, novos recursos para testar o desempenho das redes 3G, 4G e wi-fi. 

Com as novas funcionalidades, é possível comparar a qualidade da conexão por operadora (e não mais por conjuntos totais de testes realizados) e a qualidade do acesso à internet por região, que leva em conta o resultado dos testes realizados por outros usuários e traz resultados por tipo de atividade que o usuário desempenha na rede, como acessar a web, fazer chamadas VoIP, videoconferências e assistir a vídeos.

O SIMET Mobile também teve a interface remodelada, contando com gráficos e interpretação dos resultados ilustrados que representam as situações de desempenho satisfatório, intermediário ou insatisfatório. 

Além disso, o sistema é o primeiro para usuários finais no Brasil que realiza testes usando IPv6. O usuário pode optar por testar IPv6 depois do teste via IPv4. O teste estará disponível apenas se a rede do local onde o usuário fizer o teste também oferecer IPv6.

“Essa é uma forma que o usuário tem de verificar os locais onde as operadoras já disponibilizam IPv6 e comparar, inclusive, o desempenho das redes IPv4 e IPv6, verificando qual delas está mais congestionada em determinadas localidades”, relata Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br à frente do sistema de medição.

Na opção de resultados, o sistema registra se o teste foi feito em rede IPv4 e IPv6, assim como o histórico das medições, que podem ser compartilhadas nas redes sociais ou enviadas por e-mail no formato PDF.