Tushar Parikh.
A TCS, gigante indiana de TI, obteve um dos seus melhores desempenhos globais na América Latina no ano fiscal 2017, encerrado em 31 de março, crescendo 14,1% para atingir um faturamento de US$ 369 milhões.
O resultado foi o segundo melhor entre os chamados “mercados emergentes” da empresa, só atrás do Oriente Médio e África, que cresceram 14,8%. A média global foi de 6,2%, para US$ 17,58 bilhões.
Tanto a América Latina quando África e Oriente Médio tem uma participação similar no faturamento da TCS, ficando em 2,1% e 2,5% do total, respectivamente. O maior mercado da empresa é o da América do Norte, com 53%.
Apesar do crescimento no último ano fiscal, a TCS marcou passo no país nos últimos anos, marcados pela crise econômica. O faturamento na América Latina para o ano fiscal 2014, por exemplo, foi de US$ 410 milhões.
Os resultados, pelo menos no Brasil, que tradicionalmente responde por um pouco mais da metade dos resultados na América Latina, entram na conta de uma nova liderança no país.
Em abril do ano passado, Tushar Parikh foi nomeado como country head no Brasil.
Em meados de 2005, o executivo deixou seu país natal e se estabeleceu na América Latina, onde trabalhou por cerca de cinco anos no México e cerca de dois anos como Cluster Delivery Head para Argentina, Colômbia e Uruguai, antes de chegar ao Brasil, em 2012.