O Grupo Scalina é detentor das marcas Trifil e Scala. Foto: Reprodução/Facebook Scala.

Para administrar a gestão do Grupo Scalina após o crescimento alcançado desde sua fundação, em 1963, a empresa optou pela solução de Business Discovery QlikView, comercializada e implementada no Brasil pela Nórdica Software.

O Grupo Scalina é detentor das marcas Trifil e Scala, do segmento de meias femininas e produtos sem costura.

Ao longo dos seus 50 anos, o grupo aumentou sua produção e distribuição, feita por 120 lojas próprias e mais de 18 mil pontos de venda situados em todos os estados brasileiros.

“Por conta da amplitude de nosso negócio trabalhamos com múltiplos bancos de dados distintos. Por isso, nosso ERP não consegue disponibilizar as informações consolidadas sobre todas as lojas, o que nos obrigava a utilizar planilhas junto com o sistema para conseguir fazer as análises manualmente. Além de trabalhoso, isso era muito demorado”, explica Eduardo Leite, Coordenador de TI para Franquias e Lojas Próprias do Grupo Scalina.

A ferramenta QlikView foi inicialmente utilizada pela área comercial da empresa, no departamento de franquias e lojas próprias, que conseguiu extrair todos os dados disponíveis em diferentes plataformas e consolidá-los em uma única base.

Esse processo foi feito a fim de auxiliar áreas como a de expansão, que faz análises para novas lojas com base em dados como faturamento, por exemplo; os consultores regionais, que administram o resultado de cada franqueado para identificar valor vendido e estoque acumulado; e a parte de planejamento.

O executivo conta que o QlikView possibilitou um melhor conhecimento e acompanhamento da real situação do negócio, o que permite fazer mudanças mais assertivas e produzir produtos com melhor aceitação pelo mercado. 

“Hoje comparo números de fábrica com informações de franqueados na hora que quiser. Consigo saber o ticket médio dos meus clientes e identificar quantos deles compram em uma determinada faixa de preço, o que me permite direcionar campanhas de marketing e ações para cada um desses públicos”, relata.

Ele também destaca o fato de poder avaliar as regiões com mais e menos lojas, clientes ou franqueados e decidir onde investir em expansão.

Para o executivo, um grande resultado dessa estratégia é o fortalecimento da parceria e transparência do Grupo Scalina com os franqueados, mostrando para eles em tempo real tudo o que está pendente para cada um, o status de cada pedido, o que foi cancelado, e, principalmente, ajudando-os a tomar melhores decisões de compra e gestão do estoque das próprias lojas.

Outro benefício apontado por ele foi uma redução no tempo e no custo de processos internos de analise, já que agora os relatórios são gerados instantaneamente, e não consomem mais dias inteiros de trabalho dos analistas, possibilitando uma diminuição no número de licenças para o ERP. 

Como resultado, a empresa agora planeja implementar o Business Discovery na área de produção, a fim de gerar indicadores para toda a fábrica.

Desde 2005, a Nórdica Softwares, Master Reseller da QlikTech no Brasil, comercializa a ferramenta QlikView e oferece treinamento, suporte técnico e consultoria . Possui mais de 300 clientes de diferentes segmentos, como Mitsubishi e M.Officer.