Nextel reforça segurança em projeto com Agility Networks. Foto: divulgação.

A Agility Networks firmou um contrato com a Nextel para a venda e a implementação de uma solução de firewall de próxima geração (NGFW, na sigla em inglês), com equipamentos da Palo Alto Networks.

A operadora adotou dois set-ups com o equipamento PA, da Palo Alto, um fazendo a segurança da rede e outro servindo como backup que entra no ar poucos segundos após uma possível falha.

Além destes hardwares, a solução Palo Alto Networks VM foi a escolha da operadora para permitir a virtualização dentro do ambiente da Amazon Web Services (AWS).

Em uso pela Nextel há seis meses, o projeto de implantação do firewall começou em junho de 2014 e foi finalizado em outubro do mesmo ano. O valor do contrato não foi aberto.

Segundo Sergio Ricupero, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Segurança da Agility, a solução implementada atenderá o escritório principal da Nextel, as lojas da operadora, além das três filiais da empresa no Brasil.

"A operadora fez provas de conceito com três outros fabricantes de firewall, e optou pela solução da Palo Alto Networks pelo fato dela atender plenamente suas expectativas e por preparar sua infraestrutura para o futuro", explica.

De acordo com a Nextel, os principais benefícios da solução foi a habilitação do "log" (registro de eventos relevantes), controle de usuários e de aplicativos, filtro de URLs e por IP, assim como recursos de visibilidade total do comportamento da rede e controle de tráfego.

De acordo com Daniela Gonçalez Barbosa, coordenadora de segurança da informação da Nextel, a nova solução trouxe estabilidade no gerenciamento e interface humana, simplificando o trabalho.

"Ela também nos oferece muitas ferramentas de troubleshooting, agilizando processos fundamentais de segurança. Por ser robusta, ela também é capaz de executar manutenções programadas nas janelas de manutenções, sem impactar nosso ambiente de TI”, conclui.

Presente no Brasil desde 1997 a Nextel tem 4 mil colaboradores no País, com uma base de mais de 4 milhões de clientes. Hoje, além do iDEN, a Nextel atua como operadora 3G, com cobertura nacional para voz e dados e, recentemente, passou a ofertar a tecnologia 4G na cidade do Rio de Janeiro.

Fundada em 1991, a Agility atua nas áreas de segurança, application delivery e data center e cloud. Conta hoje com aproximadamente 165 colaboradores, com sede em São Paulo e clientes em verticais como finanças, indústria, telecom e e-commerce. A empresa aumentou em 40% seu faturamento no ano passado, crescendo de R$73 milhões em 2013 para R$102,2 milhões.