IPO

Semantix contrata ex-B3 como CSO

26/05/2022 11:55

A empresa pretende abrir capital na Nasdaq ainda em 2022.

Marcela Bretas. Foto: Wander Roberto.

Tamanho da fonte: -A+A

A Semantix, empresa paulista especializada em big data, analytics e inteligência artificial, anunciou a contratação de Marcela Bretas como Chief Strategy Officer (CSO), ex-B3, para liderar a estratégia de expansão e IPO.

Bretas atuou por quatro anos na bolsa brasileira, primeiro como diretora de planejamento estratégico, parcerias e M&A, depois agregando a diretoria de relações com investidores.

Antes, foi vice-presidente de investment banking do Morgan Stanley e passou por instituições como Fidelity Investments, Banco Santander e Stern Stewart & Co.

A executiva é formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem MBA em finanças pela Columbia Business School.

“Marcela traz a combinação perfeita de conhecimento, pensamento estratégico e liderança para nos ajudar a capitalizar novas oportunidades”, destaca Leonardo Santos, cofundador e CEO da Semantix. 

Na nova empresa, Bretas será responsável por liderar as iniciativas de corporate venture, a estratégia de M&A e todos os aspectos de relacionamento com investidores. A companhia pretende abrir capital na Nasdaq ainda em 2022.

“Dados se tornaram o fator diferenciador para as empresas que buscam otimizar custos e desempenho, além de identificar a estratégia. A Semantix está no centro desse movimento. Estou animada para me juntar à equipe nesse momento marcante”, afirma Bretas.

Fundada em 2010 por Leonardo Santos, ex-CIO da Billabong e um dos fundadores da Vantix, uma companhia especializada na área de redes, a Semantix tem hoje presença internacional.

A brasileira tem sede em São Paulo e escritórios em Miami, Cidade do México e Bogotá. Entre os seus mais de 300 clientes em mais de 20 países, estão empresas como Bradesco, Cielo, Vivo, Carrefour e Cargill.

Em fevereiro de 2021, a Semantix comprou a LinkAPI, plataforma de integrações oferecida no modelo de serviço, em uma transação “acima de R$ 100 milhões”.

Os planos de novas compras têm foco em tecnologias SaaS que possam acoplar soluções à plataforma de dados da companhia e acelerar as camadas de business performance nas suas cinco verticais: telecom, saúde, varejo, indústria 4.0 e financial.

Recentemente, a Semantix anunciou a celebração do acordo definitivo de fusão com a Alpha Capital, especializada em aquisição de propósito específico focada em tecnologia, para se tornar uma empresa de capital aberto na Nasdaq. 

Veja também

VAREJO
Shein faz contratação chamativa

Executivo chinês tem background em grandes empresas e mídia social.

ERP
Messem Investimentos adota SAP B1

A empresa é um escritório de agentes autônomos credenciado à XP.

INTERFACE
A importância de um time de UX e UI ativo

Muito mais está em jogo do que tornar as coisas bonitas: o objetivo é aumentar a conversão.

INTERNACIONAL
Pragmateam seleciona profissionais do RS

Empresa australiana busca engenheiros de software para trabalhar fora do país.

INOVAÇÃO
Como superar os desafios da modernização de aplicativos

A atualização de aplicativos pode fornecer vários benefícios para as empresas.

HEALTHTECH
Zitrus tem novo head de produto

José Nascimento já passou por empresas como MV e Unimed São José do Rio Pardo.