Guilherme Lessa, André Correia, Rogério Xavier e Carlos Leão. Foto: Baguete.

Guilherme Lessa, Rogério Xavier, Carlos Leão e André Correia, ex-CIOs com décadas de experiência e passagem por empresas como Matone, PUC-RS, Sesc e AGCO, respectivamente, acabam de lançar a e-Cluster, uma empresa de consultoria, capacitação e pesquisa na área de TI.

Na área de consultoria, a E-Cluster visa trabalhar com aconselhamento para a CIOs e CEOs de empresas sobre planejamento na área de TI.

Em educação corporativa, a ideia é ofercer cursos para que gestores entendam de acrônimos de três letras da TI ou a relevância prática que decisões na área de segurança podem ter para os seus negócios.

“A ideia não é ser um CIO terceirizado, mas ajudar empresas médias na faixa dos R$ 100 milhões de faturamento a estruturar a sua área de TI”, afirma Lessa.

Na área de pesquisa, a e-Cluster está no momento condunzindo um levantamento online em parceria com a Sucesu-RS que visa coletar dados visando estabelecer um perfil dos profissionais e das práticas de gestão estratégica de TI no Rio Grande do Sul.

“Não existem bons dados sobre o status da TI no estado”, analisa Xavier. “Nossa ideia é fazer uma pesquisa anual e poder mapear qual é a evolução do mercado”, destaca.