Todo mundo gosta de uma boa rede wifi. Foto: Pixabay.

A ESPM adotou um pacote de soluções Aruba para melhorar suas redes no campus da escola de negócios em São Paulo.

O projeto, entregue pela Live Consult, inclui switches Aruba 2930M, access points Aruba 335 e um controller Aruba 7220, além de softwares como o ClearPass Aruba, que gerencia os dispositivos conectados na rede e o AirWave, que oferece visibilidade granular para redes com fio e sem fio.

“Precisamos saber quantas pessoas estão conectadas em cada sala de aula, como está o sinal de cada um, quanto cada um trafega, o que cada um pode acessar, entre outras informações, tanto pela demanda cada vez maior dos alunos pelo Wi-Fi, mas também em função do marco civil da internet”, afirma Amadeo Hettwer Magedanz, gerente de infraestrutura da ESPM. 

Entre os diferenciais da implementação, está a integração das soluções Aruba com ferramentas já utilizadas pela instituição em sala de aula. 

Por exemplo, no campus ESPM TECH, onde acontecem aulas de graduação e pós-graduação lato sensu, a solução Aruba funciona como o meio de conexão para espelhamento de tela, onde os equipamentos de colaboração se comunicam aos dispositivos dos usuários via rede sem fio. 

É utilizada automação para controle de recursos como TV, projetor e iluminação, além dos recursos de colaboração entre professores e alunos em sala de aula. 

Com a solução, os alunos podem se comunicar via chat com o professor e colegas, com funções para compartilhamento de áudio e vídeo, além de visualizar a tela do professor no seu próprio dispositivo e receber arquivos disponibilizados pelo corpo docente..

A ESPM tem cursos de graduação, pós-graduação, educação continuada, mestrado e doutorado, atendendo cerca de 15 mil alunos, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.