BR é um contrato de peso para a AWS no Brasil. Foto: Pixabay.
A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras que é a maior distribuidora de derivados do petróleo do país, está rodando sistemas da SAP na nuvem da AWS.
O fato está meio escondido em uma divulgação da AWS sobre 20 grandes empresas clientes da SAP em todo mundo que fizeram a mesma opção.
A lista inclui a fabricante alemã de aparelhos de som Bose; a Petronas Lubricants, braço de lubrificantes da estatal malaia de petróleo; a seguradora indiana Edelweiss; a fabricante de materiais de construção americana Louisiana Pacific e a gigante de química japonesa Sumitomo Chemical, entre outras.
Com um lucro líquido de R$ 1,15 bilhão em 2017, a BR Distribuidora encaixa bem na lista, divulgada internacionalmente pela AWS.
A divulgação não chega a entrar em detalhes sobre qual sistema da BR Distribuidora exatamente está rodando na nuvem da AWS.
A BR Distribuidora implementou o sistema de gestão R/3 da SAP em 2010. Na ocasião, foi divulgado que o mesmo unificava 130 processos e sistemas diferentes.
A AWS trabalha com a SAP desde 2011 e está certificada para rodar “a grande maioria das aplicações SAP disponíveis atualmente”, afirma a empresa em nota.
Além disso, a AWS estaria “trabalhando com a SAP” para desenvolver vários serviços e ofertas SaaS, incluindo SAP Concur, SAP SuccessFactors, SAP Cloud Platform (SCP) e HANA Enterprise Cloud (HEC).
A reportagem do Baguete, no entanto, só tem conhecimento de dois casos de empresas rodando SAP na AWS no país: a Hidrovias do Brasil, uma companhia de transporte hidroviário de grande porte.