Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign. Foto: Divulgação.
A Certisign acaba de lançar o Mobile ID, uma nova modalidade de uso do Certificado Digital para dispositivos móveis.
O sistema viabiliza a autenticação forte, a assinatura digital e a autorização de operações à distância aliado à mobilidade, eliminando a necessidade de carregar cartões ou outras mídias e a instalação de drivers.
O objetivo da Certisign é melhorar a experiência de uso do Certificado Digital, sem colocar em risco a segurança do dono, já que a emissão e o armazenamento são feitos diretamente no celular ou tablet.
“Com o Mobile ID o uso se torna mais individual, pois é difícil os usuários se distanciarem do celular, evitando o ‘empréstimo’ dos certificados em empresas, por exemplo”, cita Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign.
A partir da facilidade de uso do certificado digital com o aplicativo mobile, a Certisign espera incentivar a inserção dessa modalidade de identificação em aplicações utilizadas por pessoas físicas, como e-commerces.
“O governo fez o papel de disseminar a certificação digital no meio corporativo por meio de exigências na transmissão de informações. Essa possibilidade de uso mais conveniente é importante para espalhar o recurso para outros segmentos”, completa Balassiano.