Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign. Foto: Divulgação.

A Certisign acaba de lançar o Mobile ID, uma nova modalidade de uso do Certificado Digital para dispositivos móveis.

O sistema viabiliza a autenticação forte, a assinatura digital e a autorização de operações à distância aliado à mobilidade, eliminando a necessidade de carregar cartões ou outras mídias e a instalação de drivers. 

O objetivo da Certisign é melhorar a experiência de uso do Certificado Digital, sem colocar em risco a segurança do dono, já que a emissão e o armazenamento são feitos diretamente no celular ou tablet.

“Com o Mobile ID o uso se torna mais individual, pois é difícil os usuários se distanciarem do celular, evitando o ‘empréstimo’ dos certificados em empresas, por exemplo”, cita Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign.

A partir da facilidade de uso do certificado digital com o aplicativo mobile, a Certisign espera incentivar a inserção dessa modalidade de identificação em aplicações utilizadas por pessoas físicas, como e-commerces.

“O governo fez o papel de disseminar a certificação digital no meio corporativo por meio de exigências na transmissão de informações. Essa possibilidade de uso mais conveniente é importante para espalhar o recurso para outros segmentos”, completa Balassiano.

O Mobile ID contou com 3 anos de desenvolvimento, tendo como maior desafio a complexidade da criptografia nos dispositivos móveis, mantendo a segurança e adicionando recursos de notificações.

"O Mobile ID é o primeiro Certificado Digital para dispositivos móveis que oferece as opções e-CPF e e-CNPJ", afirma o diretor da Certisign.

O aplicativo pode ser configurado no desktop para acessar sistemas como e-CAC, NFS-e ou e-Social, a partir da conexão com a internet, sem a necessidade de conexões locais, como bluetooth ou USB.

Com o Mobile ID, tanto a pessoa física (e-CPF) quanto a pessoa jurídica (e-CNPJ) tem a possibilidade de melhorar a eficiência operacional nas suas atividades do dia a dia, além de reduzir custos e o tempo gasto em processos como a assinatura de contratos, por exemplo. 

Além disso, para o mercado corporativo, o Mobile ID se pode reforçar a segurança da autenticação em sistemas, migrar processos para o eletrônico e manter o andamento da rotina administrativa.

A Certisign é a autoridade certificadora líder da América Latina e especialista em identificação digital. Com mais de 1,8 mil pontos de atendimento por todo o Brasil, ao longo de 20 anos já emitiu mais de 9 milhões de certificados digitais.