A Carglass atua em 36 países. Foto: divulgação.

A Carglass, que atua no reparo e substituição de vidros de veículos, adotou a solução da Pipefy, startup de gerenciamento de processos eficientes, para agilizar o processo de recrutamento e seleção da empresa.

Com a necessidade de um gerenciamento mais robusto e digital dos processos de contratação, que eram analógicos, a Carglass examinou as soluções de fluxo de trabalho no mercado e decidiu pela startup.

A equipe da Pipefy começou, então, a trabalhar para padronizar o processo de recrutamento e identificar oportunidades para melhorar a eficiência. Segundo a empresa, foram mapeadas etapas do processo que eram manuais e repetitivas e então foi aplicada a automação, assim como modelos para agilizá-las.

“A Carglass respondeu super bem desde o início. Começamos a perceber ótimos resultados em apenas um mês após nossa primeira ligação”, conta Lauren Hobolt, gerente de customer success da Pipefy.

Anteriormente, cada etapa do recrutamento da empresa era manual. Depois da abertura de vagas pelos diferentes departamentos, as solicitações eram enviadas ao RH por meio de canais como e-mail ou telefone, sem um processo padronizado para gerenciá-las.

Assim, o preenchimento de uma vaga nova, mesmo urgente, podia demorar entre 10 e 15 dias. Com o Pipefy, o tempo reduziu para três dias em muitas dessas posições. No total, a Carglass hoje leva 80% menos tempo para preencher vagas urgentes em comparação com o cenário anterior. 

Já as alterações simples chegavam a levar 10 dias para serem concluídas, tempo que foi reduzido em 70%.

Hoje, todas as informações necessárias são assimiladas no momento da solicitação e as informações dos candidatos são mantidas em um banco de dados central, que a Carglass pode usar para preencher as vagas que surgirem.

Para a empresa, os pontos importantes melhorados após o uso da ferramenta foram a aceleração do processo de recrutamento feito pelo RH e a melhor comunicação com os gerentes que precisam contratar novos colaboradores.

Depois disso, a empresa também começou a usar a solução da Pipefy em outros departamentos, incluindo finanças e facilities, o que, de acordo com a companhia, aumentou ainda mais a eficiência organizacional.

No total, a Carglass economizou mais de 1.430 horas em sete meses, resultando em um Retorno sobre Investimento (ROI) de 377%.

A Carglass possui cerca de 30 mil profissionais atuando em 36 países de toda a Europa, partes da Ásia e Oriente Médio, além do Brasil, onde chegou em 1992. A companhia tem mais de 2,4 mil lojas próprias, 2 mil parceiros na rede credenciados e 360 mil motoristas atendidos por ano.

Já a curitibana Pipefy foi fundada em 2015 por Alessio Alionço, criador de um marketplace de serviços chamado Acessozero, vendido ao portal Apontador. Hoje, ela atende 8 mil empresas, de startups a gigantes como IBM, Visa e Santander, em mais de 215 países.