EMIRATES, TAP E MAIS

Alert Brasil assume SAC de oito aéreas

26/09/2012 11:29

Empresa de Campinas torna-se o contact center da Emirates, Tap Portugal, South African Airways e outras no Brasil.

Emirates é um dos clientes da Alert. Foto: Flickr.com/griffs0000

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A Alert Brasil, empresa de Campinas especializada em outsourcing de contact center, acaba de assumir os SACs no Brasil de oito companhias aéreas internacionais, incluindo Emirates, Tap Portugal, South African Airways, entre outras que não tiveram o nome divulgado.

Contratos de peso - a Emirates, por exemplo, é a principal companhia aérea do Oriente Médio e e uma das dez maiores do mundo em termos de receita, que fica na casa dos US$ 16 bilhões ao ano.

Já a TAP Portugal relata lucro de € 2,315 milhões em 2010, com cerca de dois mil voos semanais para 80 destinos em 36 países.

A South African Airways opera uma malha com 37 destinos em 26 países, em mais de 900 voos por semana e lucro líquido de US$ 81,3 milhões no ano fiscal 2010.

Daqui em diante, os colaboradores da empresa brasileira vão receber e processar as ligações recebidas através do 0800 e ocorrências abertas via sistema web das aéreas.

O objetivo é adaptar as companhias a especificações do país como o decreto 6.523, a chamada Lei do SAC, e a resolução 196 da Anac, que regulamenta o atendimento prestado aos passageiros que usam o transporte aéreo regular.

Segundo a medida, as empresas devem oferecer, além dos canais presenciais, centrais de atendimento por telefone e internet para recebimento e processamento de solicitações.

Para tanto, a Alert irá trabalhar com a solução XCall, da parceira Akiva Software, que gerencia atividades operacionais de contact centers, permitindo gravação de ligações e disponibilização via web para monitoramento da operação, entre outros recursos.

Monitorias de qualidade e geração de relatórios de produtividade dos atendentes, gravação de chamadas, gerenciamento de CRM e o “agente e-mail”, profissional dedicado a responder solicitações via web, também serão funções da campinense no contrato com as aéreas.

O gerente Comercial da Alert Brasil, Ricardo Bomfim, avalia que o projeto incrementa a carteira de aéreas atendidas pela companhia.

“Nossa meta é chegar a um total de dez clientes até o final do ano. Já somos responsáveis pelo atendimento telefônico e chat online 24x7 da Passaredo desde 2011”, afirma ele.

A companhia, que além da sede também mantém pontos de atendimento em Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Além do segmento aéreo, a empresa também atende a clientes do transporte rodoviário e de logística, como Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Auto Viação 1001 (Grupo JCA), Socicam (Terminal Tiête de São Paulo e Rodoviária de Campinas), e outros setores, como PUC Campinas e Ambev.

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Azul fecha com Xgen no Contact Center

A Azul Linhas Aéreas fechou contrato com a Xgen para soluções de contact center.

Com a adoção, a empresa espera reduzir o tempo médio de atendimento (TMA) e o tempo médio de operação (TMO), além do aumento da assertividade dos operadores e a formação de uma FAQ estruturada para ser utilizada como ferramenta de autoatendimento pelos usuários finais no site.

Passagens aéreas 53% mais caras em 2011

Ao longo de 2011, as passagens aéreas ficaram 53% mais caras no Brasil.

O aumento foi apontado pelo IBGE, e atribuído pelo instituto à alta nos custo das empresas aéreas e a forte demanda por voos.

Segundo os técnicos da entidade de pesquisa, essa foi a maior aceleração entre os itens que compõem o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que nesse período foi de 6,50%.

Em 2010, as passagens aéreas subiram 3,17%.

Demanda baixa vai decolar passagens aéreas

O setor aéreo brasileiro se prepara para uma temporada de baixa demanda e altas tarifas.

Segundo informa a Folha de São Paulo dessa quarta-feira, 07, o novo cenário é reflexo da demanda retraída, do combustível mais caro e de um crescimento econômico reduzido pela crise europeia.

Empresas como a Gol já elevaram em 7% o preço do quilômetro voado na comparação entre outubro de 2010 e outubro de 2011, segundo o jornal.

Companhias aéreas terão balcão de reclamação

As companhias aéreas terão de criar canais de suporte presencial, além das centrais de atendimento por telefone e internet, para receber queixas e reclamações, segundo informa uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil publicada nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União.

Aéreas perderam US$ 1,4 bi com fraudes online

Uma pesquisa da CyberSource, empresa de pagamentos pertencente à Visa, revela que, só em 2010, as companhias aéreas sofreram perda de US$ 1,4 bilhão devido a fraudes em pagamentos online.

O número é 31% menor do que em 2008, o que se deve aos investimentos das aéreas em tecnologias antifraude, segundo Guillermo Rospigliosi, diretor da CyberSource para a América Latina e Caribe.

Aéreas, sem informação em tempo real

Apenas 11% dos funcionários de companhias aéreas têm acesso em tempo real aos principais indicadores de desempenho do negócio.

A informação faz parte de um estudo da Vanson Boune divulgado pela Progress.

Entre estes indicadores encontram-se dados estratégicos, tais como índice de perda de bagagem, perda de conexões pelos passageiros e média de vôos cancelados.

Gol vende passagem aérea no Trensurb

A Gol abriu na última segunda, 02, um ponto de venda de passagens aéreas na estação Mercado do Trensurb, em Porto Alegre.

A companhia, que é pioneira na venda de passagens aéreas em metrôs e nas regiões populares, está apostando no poder de compra da nova classe média brasileira – que representa cerca de 40% dos passageiros da Gol – para turismo doméstico.

KLM é 17ª aérea a vender com Amadeus

A KLM, companhia aérea com atuação nos Países Baixos, adotou a solução Amadeus Ancillary Services para gerenciar a venda de serviços complementares.

A companhia soma-se a outras 16 aéreas que já utilizam a solução, implantada em mercados como França e países escandinavo para gestão de vendas pela Internet ou por agências de viagens tradicionais.

Passagem aérea: menor valor desde 2002

O preço das passagens aéreas vendidas no Brasil, entre julho de 2010 e junho de 2011, foi o mais baixo desde 2002, conforme o relatório de Yield Tarifa Aérea Doméstico, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Em 2011, o Yield – valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional – atingiu cerca de R$ 0,34. Quantia 14,56% inferior em relação ao mesmo mês do ano passado.

VMware e Mittel virtualizam contact center

A VMware firmou uma parceria que integra a ferramenta  de contact center da Mitel a seu VMware View, para virtualização de centrais de contact Center.

Com a solução, é possível instalar e gerenciar agentes em qualquer lugar do mundo, já que o acesso ao contact center passa todo para a nuvem, controlado por dispositivos de comunicação e desktops unificados, como soft phone ou telefone de mesa de qualquer fabricante.
 

Avaya adquire Sipera. Mira contact center

A Avaya, fabricante de software e sistemas de telefonia empresarial, anunciou a compra da Sipera, fornecedora global de soluções de comunicações unificadas, sediada em Richardson, no Texas.

Segundo o jornal Valor Econômico, o valor da operação não foi revelado.

Em comunicado, a Avaya disse que a aquisição permitirá acelerar o desenvolvimento de softwares de segurança para sistemas de comunicação unificadas e sistemas de contact center.